A Preparação Corporal para a Cena como Evocação de Potências para o Processo de Criação
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v3i2.9535Palavras-chave:
Preparação corporal, Dança, Teatro, Corpo, Criação ArtísticaResumo
O presente artigo tem o intuito de analisar o espaço da preparação corporal para a cena como local de evocação de potências para o processo de criação. Apontamos e aprofundamos pensamentos sobre a preparação do corpo na dança e no teatro a partir do atravessamento de experiências de duas dançarinas-atrizes-pesquisadoras-docentes com formação nestas áreas que desenvolvem juntas uma pesquisa voltada para a preparação corporal dos artistas da cena. Iremos falar de nossas próprias experiências, dialogando com autores que vislumbraram a cena como espaço sagrado do humano, como espaço da instabilidade, da descoberta, da intuição. Propomos uma reflexão sobre as etapas do processo de criação, sugestão de conteúdos que possam ancorar os trabalhos em sala de ensaio e a partilha de experiências vividas desde o início do projeto de preparação corporal.Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. 2ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BARBA, Eugênio. Queimar a casa. Origens de um diretor. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BOGART, Anne. A preparação do diretor. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.
GIL, José. Movimento Total. São Paulo: Iluminuras, 2004.
KANTOR, Tadeusz. O Teatro da Morte. São Paulo: SESC, 2008.
VIANNA, Klauss. A Dança. 3ª. ed. São Paulo: Summus, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.