Entrelaçando Fios: Possíveis Eixos Dramatúrgicos na Dança Contemporânea

Autores

  • Gisela Dória Universidade Estadual de Campinas/ Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v3i2.9549

Palavras-chave:

Artes Cênicas, Dança contemporânea, dança moderna, balé clássico, dramaturgia

Resumo

O presente artigo propõe uma investigação sobre as especificidades que emergem da relação entre a dança contemporânea e diferentes noções de dramaturgia. Objetiva-se, assim, problematizar e ampliar a noção de dramaturgia cênica. O percurso investigativo envolve o exame crítico de diversas dramaturgias vigentes nas artes cênicas, a fim de verificar seus níveis de tensão em relação à dança contemporânea. Desse modo, busca-se perceber em que medida a dança contemporânea vem abrindo espaço para a reinvenção da noção de dramaturgia e de que maneira ela está relacionada aos modos de composição e produção de sentido. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisela Dória, Universidade Estadual de Campinas/ Unicamp

Gisela Dória, researcher, teacher and performer. Has a PHD degree from the State University of Campinas – UNICAMP (www.unicamp.br), where she has developed a Project on Dance Dramaturgy. In 2009, Dória obtained a Master’s degree in Drama at the State University of São Paulo. Author of the book Poeticas de Sem Lugar: Por uma teatralidade na dança (Editora Perspectiva, 2013). 

Referências

ADOLPHE, J. M. A Dramaturgia é um exercício de circulação para Manter o Mundo à parte. Nouvelles de Dance: Dossier Dance et Dramaturgie, n.31 p. 34. Bruxelas: Contradanse, 1997.

BERNARD, Michel. De la creátion chorégraphique. Paris: Centre National de la Danse: Recherches, 2001.

BARBA, E. Canoa de Papel: Tratado de antropologia teatral. Rio de Janeiro, Teatro Caleidoscópio, 2009.

BONFITTO, M. Entre o Ator e o Performer. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.

______. O Ator Compositor. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

CHARMATZ, Boris.; LAUNAY, I. Undertraining. On a Contemporary Dance. Musée de La danse. Centre Corégraphique National de Rennes et Bretagne: Les Presses du Réel, 2011.

CORNAGO, Oscar. Qué es la Teatralidad ? Paradigmas Estéticos de la Modernidad. Madrid : Telefondo Revista de Teoria e Crítica Teatral, N.1 Agosto, 2005.

CARDONA, Patricia. Dramaturgia Cazador del de Bailarín Mariposas. México: Instituto Nacional de Bellas Artes: Centro Nacional de Investigación, Documentación e Internación de la Danza José Limón, 2000.

DELAHUNTA, Scott. Dance Dramaturgy: Speculations and Reflections. Dance Theatre Journal, Londres, v. 15, n 2, pp. 20-25, abr. 2000.

DÓRIA, Gisela. A Poética de Sem Lugar: Por uma Teatralidade na dança. São Paulo: Perspectiva, 2009.

FERNANDES, S. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.

GUMBRECHT, Hans. U. Produção de Presença. O que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010.

ENTLER, R. Poéticas do Acaso: Acidentes e Encontros na Criação Artistica. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

HUYNH, Emmanuelle. Histoire(s) et Lectures: Trisha Brown Emmanuelle Huynh. Paris: Les Press du Réel, 2014.

KATZ, Helena. Por uma Dramaturgia que não seja uma liturgia da dança. Revista Sala Preta, São Paulo, v.2, n. 10, pp 163-167, 2011.

KERKHOVEN, M. O Processo Dramatúrgico. Nouvelles de Danse, Dossier Danse et Dramaturgie, n. 31. Bruxelas: Contradanse, 1997.

KOEGLER, H. The Concise Oxford Dictionary of Ballet. New York: Oxford University Press, 1987.

NAVAS, Cássia. Dança, escritura e dramaturgia. Anais do II Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Pós-graduação em Artes Cênicas. Salvador: Abrace, 2001.

PAIS, Ana. O Discurso da Cumplicidade. Dramaturgias Contemporâneas. Lisboa: Colibri, 2004.

PAIXÃO, Paulo. Quando o drama se apodera da dança. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 2, n. 10, pp. 205-211, 2011.

PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

SANTAELLA, Lúcia. Percepção, Feonomenologia, Ecologia e Semiótica. São Paulo: Cenage Learning, 2009.

SASTRE, Cibele. Dramaturgia da Dança e Dramaturgia do Corpo. 1999. Monografia (Especialização em Consciência Corporal) – Faculdade de Artes do Paraná, Paraná, 1999.

TOURINHO, L. Dramaturgias do Corpo: Protocolos de Criação das Artes da Cena. 2009. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

VICTORIA, M e SOARES, A. Estados emocionais e processamento cognitivo: sistemas dependentes? Psicol.pesq. [online], Juiz de Fora, vol.1, n.1, p. 15-19, 2007. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1982-12472007000100004&script=sci_arttext>. Acesso em: 06 mai. 2015.

Publicado

18-12-2016

Como Citar

DÓRIA, G. Entrelaçando Fios: Possíveis Eixos Dramatúrgicos na Dança Contemporânea. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 194–208, 2016. DOI: 10.36025/arj.v3i2.9549. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/9549. Acesso em: 19 nov. 2024.