Entrelaçando Fios: Possíveis Eixos Dramatúrgicos na Dança Contemporânea

Autores

  • Gisela Dória Universidade Estadual de Campinas/ Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v3i2.9549

Palavras-chave:

Artes Cênicas, Dança contemporânea, dança moderna, balé clássico, dramaturgia

Resumo

O presente artigo propõe uma investigação sobre as especificidades que emergem da relação entre a dança contemporânea e diferentes noções de dramaturgia. Objetiva-se, assim, problematizar e ampliar a noção de dramaturgia cênica. O percurso investigativo envolve o exame crítico de diversas dramaturgias vigentes nas artes cênicas, a fim de verificar seus níveis de tensão em relação à dança contemporânea. Desse modo, busca-se perceber em que medida a dança contemporânea vem abrindo espaço para a reinvenção da noção de dramaturgia e de que maneira ela está relacionada aos modos de composição e produção de sentido. 

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Biografia do Autor

Gisela Dória, Universidade Estadual de Campinas/ Unicamp

Gisela Dória, researcher, teacher and performer. Has a PHD degree from the State University of Campinas – UNICAMP (www.unicamp.br), where she has developed a Project on Dance Dramaturgy. In 2009, Dória obtained a Master’s degree in Drama at the State University of São Paulo. Author of the book Poeticas de Sem Lugar: Por uma teatralidade na dança (Editora Perspectiva, 2013). 

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Publicado

18-12-2016

Como Citar

DÓRIA, G. Entrelaçando Fios: Possíveis Eixos Dramatúrgicos na Dança Contemporânea. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 194–208, 2016. DOI: 10.36025/arj.v3i2.9549. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/9549. Acesso em: 21 dez. 2024.