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Dossiê: Videoarte Generativa

Nova data-limite para envio de submissões (prazo ampliado): 15/2/2025
 

Atualmente estamos sendo bombardeados com notícias sobre o uso da inteligência artificial generativa em processos criativos e artísticos. A arte contemporânea produzida com IA tem revelado que a criatividade humana tem contornos desconhecidos que mesmo a mais sutil e refinada das relações homem-máquina não consegue supor. Ao mesmo tempo que desperta interesse, mostra o quanto a máquina criativa humana é complexa. A videoarte, em seus diferentes estágios de criação, passou por mudanças significativas na medida em que o suporte eletrônico se tornou cada vez mais complexo com a era digital e os dispositivos cada vez mais acessíveis, com a mobilidade e ubiquidade audiovisual. Neste contexto, nota-se que a videoarte incorporou inúmeros procedimentos criativos de som e imagem usando inteligência artificial como ferramenta para expansão da plasticidade da imagem movimento e da espacialidade sonora geradas sinteticamente, mas também acentuou a performatividade da linguagem videográfica para produção de audiovisualidades experimentais exploradas a partir da estética algorítmica, revelando que forma e conteúdo experimental e sensível ou político e ativista, podem ser gerados conforme a maneira como os artistas reagem aos meios ou subvertem as ferramentas e, no caso, com a IA generativa não é diferente. Com o surgimento das GANs (Redes Adversárias Generativas ou Generative Adversarial Networks) por volta de 2014, ocorreu um salto na aplicação de IA como recurso à produção artística também em vídeo. Em fevereiro de 2024, uma empresa estadunidense lançou um sistema de inteligência artificial que cria vídeos a partir de prompts e promete qualidade visual e respeito às instruções da pessoa usuária. No cenário da Media Art, festivais e mostras exibem vídeos produzidos com IA cujo caráter questionador se contrapõe ao atual aparelhamento da economia criativa pelas big techs. Cabe considerar que “generativa”, feminino de “generativo”, se refere à capacidade de geração (como na linguística e na gramática generativa) e precede o surgimento da IA, e a videoarte (ou qualquer outra forma de arte) pode ser generativa, sem ser necessariamente produzida por processos de IA. Portanto, este dossiê sobre Videoarte Generativa tem o objetivo de mapear e discutir processos criativos no campo da Media Art que envolvem a arte do vídeo realizada com IA generativa. Serão bem-vindas contribuições de pesquisadoras e pesquisadores que proponham textos, artigos, resenhas e ou entrevistas que contribuam para descrição, investigação, relatos de processos criativos e análises de obras artísticas produzidas em vídeo a partir de apropriações e usos de ferramentas de IA generativa, cujos resultados possam revelar um conjunto expressivo e referencial acerca do que se nomeia, neste contexto, Videoarte Generativa.

Contatos e informações: regilene.sarzi@unesp.br

Coordenação do Dossiê:
Regilene Sarzi Ribeiro (FAAC/UNESP, Brasil)
Ana Sedeño (UMA, Espanha)
Pedro Jorge Agostinho Alves da Veiga (UAb, Portugal)

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Atenção.
Ao submeter pelos formulários da plataforma da revista ARJ, escolher a seção denominada Dossiê: Videoarte Generativa.

O prazo final para recebimento de submissões foi ampliado para até 15/2/2025.

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  • CHAMADA ABERTA PARA ARTIGOS ORIGINAIS

    03-05-2023

    Chamada de artigos: dossiê temático e artigos livres

    A revista ARJ - Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes segue sua temática em dossiê permanente com ensaios sobre perspectivas multidisciplinares no campo da Arte, além de artigos livres (independentes do dossiê).

    Artigos originais – oriundos de pesquisas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, dança, música, história da arte, interdisciplinares ou transdisciplinares – podem ser submetidos a qualquer momento pelo sistema de fluxo contínuo e publicação imediata após aprovação em parecer duplo-cego. O autor principal ou pelo menos um dos autores deverá possuir título de doutor. Os artigos em português devem seguir as normas técnicas da ABNT quanto a resumos, citações, referências etc.

    Os artigos devem possuir entre 30.000 e 80.000 caracteres com espaços no corpo do texto principal (exceto título, título em inglês, resumo, palavras-chave, abstractkeywords e referências). Situações especiais podem ser discutidas previamente com os editores.

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    Dossiê temático permanente de ARJ
    Perspectivas multidisciplinares no campo da Arte

    Ensaiadas nas vanguardas do início do século XX e ativas e sistematicamente instauradas a partir dos anos 1960, as ações e reflexões construídas sobre plataformas multidisciplinares figuram entre as mais interessantes contribuições estéticas e intelectuais da arte e das diferentes manifestações artísticas. Com muitas formas estratégicas de dar-se a perceber e comunicar, a criatividade segue fazendo a concepção teórica de si mesma, apoiada em substantivos e adjetivos tão determinantes quanto libertários: interdisciplinar, transdisciplinar, multidisciplinar, intermídia, obra de arte total, intersemiótica, atravessamentos, hibridismos. Propondo-se a discutir se, em que grau e desde quando existem interlocuções interdisciplinares no campo da arte (e dela com outros campos, como as ciências), assim como apresentar (ou problematizar) suas perspectivas multidisciplinares, o dossiê principal da revista ARJ reúne ensaios oriundos de pesquisas envolvidas com manifestações intra e interartísticas.

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  • Open call for dossier: THEORIES, POETICS AND PRACTICES OF EARLY MUSIC

    21-02-2022

    The Working Group: Theories, Poetics and Practices of Early Music, in partnership with the Art Research Journal – ARJ, invites researchers and research groups to submit proposals for scientific articles, reviews and interviews related to the theme Theories, Poetics and Practices of Early Music to integrate the next dossier of the ARJ.

    Considering the fact that the notion of Early Music can be quite broad, for this dossier, we delimit its meaning in the following terms: we deal with music produced, practiced and thought of in the context of the Ancien Régime, that is, those music typical of European monarchies from the 16th, 17th and 18th centuries, both Catholic or Protestant, present in the seats of political and religious powers and in their various ramifications, including more or less peripheral states and colonies. We emphasize studies devoted to the recovery of references, concepts, ideas, processes, techniques, artifices and artifacts from past times, places, and cultures, which come to us in ruins, in the form of scores, manuals, treatises, instruments, letters, paintings and all kinds of records, documents and historical vestiges. Considered from a hermeneutic perspective, these diverse materials, in connection, allow us to glimpse this past and understand it in our present time, from the fusion of their own horizon of meaning and ours, as readers, listeners and practitioners of this music today.

    All articles, reviews or interviews submitted to the dossier must attend the conditions defined by ARJ, as well as its formatting criteria. All guidelines are available on the Journal's website

    IMPORTANT: All submissions for this dossier must be gathered by the organizers and sent to the editor of the Journal. Therefore, these submissions should be addressed to the e-mail dossiearj.musicaantiga@gmail.com and not to the electronic system of the Journal. This procedure will be adopted to distinguish works directed to the dossier from other works submitted in a continuous flow regime to the Journal. Submissions for the dossier will be received until 06/17/2022. Further information can be obtained on the Journal's website or through the e-mail dossiearj.musicaantiga@gmail.com.

     

    Organizers of the dossier Theories, Poetics and Practices of Early Music

    Cassiano Barros (UDESC)
    Luiz Henrique Fiaminghi (UDESC)
    Mônica Lucas (USP)
    Paulo Kühl (UNICAMP)

     

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  • Atualização da ABNT

    04-02-2022
    A revista ARJ informa atualização em norma técnica da ABNT. A NBR 6028, que trata de resumos, foi atualizada em 18/5/2021. Entre as mudanças está a separação das palavras-chave, que desde 2003 era por pontos. A partir de maio de 2021, a separação entre palavras-chave passa a ser por ponto e vírgula. Essa será a formatação que passará a ser usada nos artigos publicados "ahead of print" e, após, nos artigos diagramados. A interface da revista na plataforma OJS permanecerá inalterada, com separação por vírgulas, por ser formatada por critérios externos.   Veja a norma: "4.1.7 As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos." . . . . Read more about Atualização da ABNT
  • Manifestation of the 7th Forum of Journal Editors in the area of Arts / Visual Arts, September 29, 2020

    08-10-2020

    7thº Forum of Journal Editors in the field of Arts / Visual Arts

    MANIFESTATION FORUM OF EDITORS

    The editors of Brazilian scientific journals linked to the Graduate Programs in Visual Arts and research and graduate associations in arts, gathered at the 7th Forum of Editors of the Area of Arts / Visual Arts, which took place remotely, on September 28 and 29, 2020, with the presence of 26 journals and 37 participants, among editors, deputy editors and representatives, make it known that among several discussed points that will enter into specific document, highlight the following manifestations:

    The valorization of the Arts area in CAPES and its role of defending the specificities of visual arts journals in view of the set of areas that integrate the Brazilian graduate program, recognizing the achievements resulting from the active presence of our peers for the consolidation of journals in the dissemination of knowledge and its impacts on the social and cultural policies of the country;

    The importance of defending evaluative criteria for the visual arts area, in addition to citation impact metrics that have been imposed as a bibliometric indicator in the evaluation of performance of academic scientific production and journals;

    The valorization by the area and the Graduate Programs of the work and the fundamental role of reviewers to ensure the quality of the works published by the journals of Visual Arts.

     We strongly reject the Brazilian Government's interference spree on university autonomy, budget cuts and the failure of funding that make research in public universities and their fundamental objectives unfeasible, as well as the social function of Brazilian public education.

     

    Subscribe to this manifesto:

    Agnus Valente - Revista Rebento (UNESP) 
    Alexandre Sá Barretto da Paixão - Revista Concinnitas (UERJ) 
    Alice J. Monsell - Revista Paralelo 31 (UFPel) 
    Analice Dutra Pillar - Revista GEARTE (UFRGS) 
    Andrea Hofstaetter - Revista GEARTE (UFRGS) 
    Angela Grando - Revista Farol (UFES) 
    Beatriz Rauscher - Revista Estado da Arte e Revista ouvirOUver (UFU) 
    Biagio D’Angelo - Revista VIS (UnB) 
    Carin Dahmer - Revista Digital do LAV (UFSM) 
    Daniel Hora - Revista Farol (UFES) 
    Emerson Dionisio Gomes de Oliveira - Revista Modos (UnB, UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UFBA, UERJ)  
    Fábio Fonseca - Revista ouvirOUver (UFU) 
    Fábio Wosniak - Revista Apotheke (UDESC) 
    Felipe Scovino - Revista Arte & Ensaios (UFRJ) 
    Jo A-mi - Revista Vazantes (UFC) 
    José Eliézer Mikosz - Revista Art&Sensorium (UNESPAR) 
    Keyla Sobral - Revista Arteriais - PPGArtes (UFPA) 
    Lêda Guimarães – Revista Visualidades (UFG) 
    Luiz Sérgio de Oliveira - Revista Poiésis (UFF) 
    Madalena Zaccara - Revista Cartema (UFPE/UFPB) 
    Magali Melleu Sehn - PÓS - Revista do PPG em Artes (UFMG) 
    Mara Rúbia Sant'Anna - Revista Palíndromo e Revista Ensino em Artes, Moda e Design (UDESC) 
    Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva – Revista Educação, artes e Inclusão (UDESC) 
    Maria de Fátima Morethy Couto - Revista Modos (UnB, UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UFBA, UERJ) 
    Marta Castello Branco - Revista Nava (UFJF) 
    Milena Szafir - Revista Vazantes (UFC) 
    Orlando Maneschy - Revista Arteriais - PPGArtes (UFPA) 
    Paulo Silveira - ARJ - Art Research Journal (ABRACE, ANDA, ANPAP, ANPPOM) 
    Priscila Rampin - Revista Estado da Arte (UFU) 
    Rogéria de Ipanema - Revista Arte & Ensaios (UFRJ) 
    Rosa Maria Blanca Cedillo - Revista Contemporânea (UFSM) 
    Rosangela Britto - Revista Arteriais - PPGArtes (UFPA) 
    Sávio Stoco - Revista Arteriais - PPGArtes (UFPA) 
    Tatiana Telch Evalte- Revista GEARTE (UFRGS) 
    Teresinha Barachini - Revista Porto Arte (UFRGS) 
    Vera Lucia Didonet Thomaz - ARJ - Art Research Journal (ABRACE, ANDA, ANPAP, ANPPOM) 
    Vitoria Amaral - Revista Cartema (UFPE/UFPB)

     

     

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