Visões cinematográficas da ópera nos trópicos

Autores

  • Paulo Kühl UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v4i1.11087

Palavras-chave:

Ópera, Música, Cinema, Marcel Camus, Werner Herzog

Resumo

Na visão europeia sobre o Brasil às Américas, há uma constante oposição entre natureza, muitas vezes vista como hostil, e civilização. A partir da chegada da corte portuguesa no Rio de Janeiro, há duas tendências gerais na visão sobre as transformações no país: ou a necessidade de se “forçar” a civilização na nova sede do império luso, através de diversos projetos, ou a de uma busca de “aclimatação” da cultura europeia. Processos complementares, que às vezes se apresentam como opostos. A proposta do presente artigo é discutir, através dos filmes Orphée Noir de Marcel Camus e Fitzcarraldo de Werner Herzog, como visões consolidadas sobre transferências culturais em geral, e sobre a ópera em particular, operam na maneira como estudamos as artes no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Kühl, UNICAMP

Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1987), mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (1992), doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1998), Pós-doutorado pela New York University (2008) e livre-docente pela UNICAMP (2012), onde ensina desde 1993. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte e História da Ópera, atuando principalmente nos seguintes temas: poética e preceptivas, ópera, século XVIII, século XIX, história da arte.

Referências

BARATA, Mário. “Manuscrito inédito de Lebreton. Sobre o estabelecimento de dupla escola de artes no Rio de Janeiro, em 1816”. Revista do SPHAN, Rio de Janeiro, n. 14, 1959, p. 283-307.

CAMPOS-MUÑOZ, G. Contrapuntos Órficos: Mitografía brasileña y el mito de Orfeo. Latin American Research Review, Vol. 47, Special Issue, 2012, p. 31-48.

CITRON, Marcia J. Opera on Screen. Yale: Yale University Press, 2000.

CITRON, Marcia J. When Opera meets Film. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

CRONIN, P. (Ed.). Werner Herzog. A Guide for the Perplexed. Londres: Faber & Faber, 2014.

DENIS, Ferdinand. Résumé de l’histoire littéraire du Portugal et du Brésil. Paris: Lecointe et Durey, 1816.

DIES, A. C. Biographische Nachrichten von Joseph Haydn. Viena: Camesina, 1810.

FERREIRA, Procópio. O ator Vasques. 2a. ed. Rio de Janeiro: MEC-SEAC-FUNARTE-Serviço Nacional do Teatro, 1979.

FLÉCHET, Anaïs. Offenbach no Rio. A febre da opereta no Brasil do Segundo Reinado. In: ABREU, M.; DAECTO, M. M. (Ed.). A circulação transatlântica dos impressos: conexões. Campinas: IEL-Setor de Publicações, 2014, p. 311-324.

FLÉCHET, Anaïs. Um mito exótico? A recepção crítica de Orfeu Negro de Marcel Camus (1959-2008). Significação, n. 32, 2009, p. 43-62.

GRASSE, J. Conflation and Conflict in Brazilian Popular Music: Forty Years between 'Filming' Bossa Nova in Orfeu Negro and Rap in Orfeu. Popular Music, Vol. 23, No. 3 (Oct., 2004), p. 291-310.

GROVER-FRIEDLANDER, Michal., Vocal Apparitions: The Attraction of Cinema to Opera. Princeton, Oxford: Princeton University Press, 2005.

HERZOG, Werner. Conquest of the Useless: Reflections from the making of Fitzcarraldo. New York: Ecco, 2010.

JOE, Jeongwong; THERESA, Rose (Ed.). Between Opera and Cinema. Nova York, Londres: Routledge, 2002.

KOEPNICK, L. P., Colonial Forestry: Sylvan Politics in Werner Herzog's Aguirre and Fitzcarraldo. New German Critique, No. 60, Special Issue on German Film History (Autumn, 1993), p. 133-159.

LEITHOLD, Theodor von; RANGO, Ludwig von. Rio de janeiro visto por dois prussianos em 1819. Trad.: J. de S. Leão Filho. São Paulo: Nacional, 1966.

LEPPERT, Richard. Opera, Aesthetic Violence, and the Imposition of Modernity: Fitzcarraldo. In: GOLDMARK, D.; KRAMER, L.; LEPPERT, R. (Ed.). Beyond the Soundtrack: Representing Music in Cinema. Univ. of California Press, 2007, p. 99-119.

LEVIN, O. M. Offenbach e a disputa pelo público brasileiro. In: ABREU, M.; DAECTO, M. M. (Ed.). A circulação transatlântica dos impressos: conexões. Campinas: IEL-Setor de Publicações, 2014, p. 299-310.

MELBYE, D. The Contemplative Landscape. Allegories of Space in Cinema. 216 p. PhD Diss., Univ. of Southern California, 2006.

MORAES, Vinicius de. Poesia completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.

PERRONE, Charles A. Myth, Mythopeia, and Mimesis: Black Orpheus, Orfeu, and Internationalization in Brazilian Popular Music. In: PERRONE, C.; DUNN, Christopher (Ed.). Brazilian Popular Music and Globalization. Nova York, Londres: Routledge, 2002, p. 46-75.

PRAGER, Brad (Ed.). A Companion to Werner Herzog. Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell, 2012.

PRICE, Sally. Primitive Art in Civilized Places. 2a ed. Chicago: Univ. of Chicago Press, 2002.

RANGO, Ludwig von. Tagebuch meiner Reise nach Rio de Janeiro in Brasilien, und zurück: In den Jahren 1819 und 1820. 2a ed. Ronneburg: Friedrich Weber, 1832.

ROGERS, Holly. Fitzcarraldo's Search for Aguirre: Music and Text in the Amazonian Films of Werner Herzog. Journal of the Royal Musical Association, Vol. 129, No. 1 (2004), p. 77-99.

SARTRE, Jean-Paul. Orphée noir. In: SENGHOR, L. S. (Ed.). Anthologie de la nouvelle poésie nègre et malgache de la langue française. Paris: PUF, 1948, p. IX-XLIV.

SOUZA, Silvia C. M. de. Um Offenbach tropical. Francisco Correa Vasques e o teatro musicado no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. Anais do XVIII Encontro Regional de História – O historiador e seu tempo, ANPUH/SP – UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006, CD-rom.

STAM, Robert. Tropical Multiculturalism: A Comparative History of Race in Brazilian Cinema and Culture. Durham: Duke University Press, 1997.

YON, J.-C. A ópera-bufa de Offenbach: algumas pistas para o estudo da circulação mundial de um repertório no século XIX”. In: ABREU, M.; DAECTO, M. M. (Ed.). A circulação transatlântica dos impressos: conexões. Campinas: IEL-Setor de Publicações, 2014, p. 283-290.

Filmes:

BURDEN of dreams. Direção: Les Blank. 1982.

FITZCARRALDO. Direção:Werner Herzog. Versatil Home Video. 1982.

ORFEU do Carnaval. Direção: Marcel Camus. Continental Home Video. 1959

Publicado

13-08-2017

Como Citar

KÜHL, P. Visões cinematográficas da ópera nos trópicos. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 57–75, 2017. DOI: 10.36025/arj.v4i1.11087. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/11087. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte