Conexões entre associações nacionais, processos formativos e políticas educacionais para o ensino da arte: cartografias de uma luta

Autores

  • Ana Paula Abrahamian de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Fabiana Souto Lima Vidal Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v6i1.17411

Palavras-chave:

arte/educação, associações nacionais, pol´íticas públicas educacionais, processos formativos, FAEB

Resumo

Este texto é produto das reflexões advindas do XXVIII CONFAEB – Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil e do VI Congresso Internacional de Arte-Educação, promovido pela Federação de Arte-Educadores do Brasil no ano de 2018, em Brasília, que contou com uma mesa temática sobre trabalho que tem sido empreendido conjuntamente pelas Associações de Ensino e de Pesquisa em Arte, no campo da formação de docentes e no debate acerca das políticas públicas educacionais para o ensino e a pesquisa no campo da Arte no Brasil. Nos limites desse artigo, iremos partilhar uma cartografia das ações faebianas e seu diálogo com as demais associações nos últimos anos, na tentativa de fortalecimento do debate sobre a ampliação de ações para o redimensionamento de políticas públicas educacionais que tratam o campo epistêmico da Arte/Educação, em suas diferentes linguagens, Artes Visuais, Dança, Música e Teatro de forma compromissada com os processos artísticos, éticos e estéticos de ensinar e de aprender Arte em diferentes processos educativos.

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Biografia do Autor

Ana Paula Abrahamian de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DEd-UFRPE) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI - UFRPE/FUNDAJ). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Especialização em Ensino da Dança (ESEFE/UPE), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Educação (PPGE-UFPE). Atualmente é membro colaboradora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas - ABRACE e membro associado a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE-UFRPE) e pesquisadora do Grupo Arte na Pedagogia (GPAP-MACKENZIE-SP). Desenvolve pesquisas sobre no epistêmico da Arte/Educação e dos Estudos Culturais em Educação com ênfase no Corpo, Gênero e Sexualidades.

Fabiana Souto Lima Vidal, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação pela UFPE (2016); Mestre em Educação - UFPE (2011); Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas - UnB (2006); Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas - UFPE (2005). Professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. Integrante da Rede de Representantes da Federação de Arte/Educadores do Brasil - FAEB/PE - (biênio 2019-2020). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE) e pesquisadora do Grupo Arte na Pedagogia (GPAP - Universidade Mackenzie - SP) e do Grupo de Pesquisa Formação de Professor e Profissionalização Docente (UFPE). 

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Publicado

16-06-2019

Como Citar

SOUZA, A. P. A. de; VIDAL, F. S. L. Conexões entre associações nacionais, processos formativos e políticas educacionais para o ensino da arte: cartografias de uma luta. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.36025/arj.v6i1.17411. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17411. Acesso em: 28 mar. 2024.