Carnaval brasileiro: expressão da cultura popular adaptando-se aos efeitos das tecnologias contemporâneas

Autores

  • Thiago Silva de Amorim Jesus Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v5i2.17834

Palavras-chave:

Carnaval brasileiro, Escolas de samba, Tecnologia, Contemporaneidade

Resumo

O presente texto apresenta algumas questões e exemplos que trazem à tona uma reflexão sobre estratégias que o Carnaval Brasileiro tem utilizado como modo de sobrevivência e adaptação da cultura popular aos efeitos das tecnologias contemporâneas, seja no uso destas no ambiente específico dos desfiles das escolas de samba do carnaval carioca, seja na configuração de novos modos de existir carnavalesco, como as escolas de samba de maquete.

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Biografia do Autor

Thiago Silva de Amorim Jesus, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL-SC), 2013; Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (RS-Brasil) no Curso de Dança – Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais; Membro Diretor da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA (Gestão 2018-2020); Membro da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV (desde 2011), tendo sido Coordenador Mundial Jovem na Gestão 2015-2016; Coordenador de Relações Internacionais do Encuentro Internacional de Folclore e Arte Popular América Unida (Uruguai); Diretor Geral e Artístico da Abambé Companhia de Danças Brasileiras; Coreógrafo, Dançarino e Professor de Dança; Folclorista e Pesquisador de Culturas Populares, Folclore Brasileiro e Carnaval.

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Publicado

23-06-2019

Como Citar

JESUS, T. S. de A. Carnaval brasileiro: expressão da cultura popular adaptando-se aos efeitos das tecnologias contemporâneas. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 5, n. 2, 2019. DOI: 10.36025/arj.v5i2.17834. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17834. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte