Atlas da submissão do feminino: o corpo-cariátide

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v9i1.29664

Palavras-chave:

Arte, Imagem do corpo, Figuras femininas, Atlas imagético, Cariátides

Resumo

O artigo trata de pesquisa com figuras femininas que sustentam pesos na cabeça e que concebe a imagem do corpo para além da dimensão estético-formalista. Ao buscar uma episteme para o que nomeou de “corpo-cariátide”, a pesquisa realiza uma montagem imagética ao modo do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg e da sua visada transdisciplinar. Com o auxílio dos estudos de Georges Didi-Huberman sobre as experiências significativas da emoção provocadas pelas obras de arte, aborda os conceitos de Nachleben e Pathosformel e afirma as dimensões poéticas e político-pedagógicas na história das imagens. Associada a perspectivas da Filosofia da Diferença, pensa a imagem enquanto presença, que move sentidos e ensina modos de ser, existir e viver, revela argumentos interimagéticos na sobrevivência das imagens, e evidencia a constituição de saberes transversais nas intersecções entre a Filosofia, a História e o ensino das Artes Visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Balzan Fleck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Débora Balzan Fleck (artista visual e mestre) desenvolve pesquisa sobre a imagem do corpo feminino a partir de montagens referenciadas em Aby Warburg e perspectivas teóricas da Filosofia da Diferença. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS) e em Artes Visuais (IA-UFRGS), licenciada em Artes Visuais (IA-UFRGS) e especialista em Pedagogia da Arte (Faced-UFRGS). Vive e trabalha em Porto Alegre, Brasil.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Aby Warburg e a ciência sem nome. In: AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento - ensaios e conferências. Trad. Antônio Guerreiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo: cinema 2. Trad. Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. São Paulo: Graal, 2ª ed., 2006.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Trad. Silvio Ferraz e Annita Costa Malufe para Francis Bacon: Logique de la Sensation. Paris: Aux éditions de la différence, 1981. Disponível em: <http://conexoesclinicas.com.br/wp-content/uploads/2015/12/deleuze-francis-bacon-logica-da-sensacao-1.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2019.

DELEUZE, Gilles. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2007. 2. ed.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 5. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges.Ante el tiempo: história del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2008. 2. ed.

DIDI-HUBERMAN, Georges.Atlas ou o gaio saber inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges.Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a Imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. 1.ed. p. 205 - 225.

DIDI-HUBERMAN, Georges.O que Vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2014. 2. ed.

DIDI-HUBERMAN, Georges.Quando as Imagens Tocam o Real. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da escola de Belas Artes da UFMG [online]. Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204 - 219, nov. 2012. Disponível em: <https://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/ article/view/60>. Acesso em: 29 mar. 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges.Que emoção! Que emoção? São Paulo: Editora 34, 2016.

DIDI-HUBERMAN, Georges.Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Tradução Jorge Coli. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. 5. ed.

HEGEL, G. W. F. Arquitetura. Tradução: Oliver Tolle. São Paulo: Edusp, 2008. p. 128 - 135.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Editora Schwarcz, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Trad. Paulo C. de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

VITRÚVIO. Tratado de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes: 2007.

WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Downloads

Publicado

28-07-2022

Como Citar

BALZAN FLECK, D. Atlas da submissão do feminino: o corpo-cariátide. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 9, n. 1, 2022. DOI: 10.36025/arj.v9i1.29664. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/29664. Acesso em: 29 mar. 2024.