Pesquisa artística, conhecimento musical e a crise da contemporaneidade

Autores

  • Rubén López Cano Escola Superior de Música de Catalunya - ESMUC, Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v2i1.7127

Palavras-chave:

pesquisa artística em interpretação, conhecimento baseado na prática, conhecimento dirigido à prática, conhecimento embebido na prática, conceptualização não verbal na pesquisa artística

Resumo

A pesquisa artística no âmbito da interpretação musical produz três tipos de resultados: produtos artísticos, discursos sobre estes produtos e ações físicas e artísticas sobre as quais são criadas as interpretações. O tipo de conhecimento obtido oscila entre: conhecimento propositivo, verbalizável e semelhante a qualquer investigação acadêmica; conhecimento processual fundamentado nas ações nas quais se baseiam a atividade artística e conhecimento tácito, sensível e analógico que resiste à representação por operadores lógicos. Estes conhecimentos são produzidos a partir de diversos objetos de estudo que incluem as práticas interpretativas; os processos criativos, o exercício profissional e as práticas pessoais. Entre estes mundos ocorrem tensões epistêmicas distintas quanto à natureza do conhecimento produzidos e à possibilidade de serem comunicados. Por conta disto, é necessário distinguir com mais detalhes os elementos que formam o pensamento conceitual e as estratégias de comunicação nesta modalidade de investigação. 

Tradução do espanhol: Isaac Terceros

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASPRILLA, Ligia. 2014. La producción de conocimiento desde las artes Propuesta para un Programa Nacional de las Artes adscrito a Colciencias. A contratiempo 23, 2014. Disponível em: http://www.territoriosonoro.org/CDM/acontratiempo/?ediciones/revista-23/artculos/la-produccin-de-conocimiento-desde-las-artes-propuesta-para-un-programa-nacional-de-las-artes-adscri.html Acesso em: 22 abr. 2015.

BORGDORFF, Henk. The Conflict of the Faculties. Leiden: Leiden University Press, 2012.

______. A Brief Survey of Current Debates on the Concepts and Practices of Research in the Arts. In: WILSON, Mick; van RUITEN, Schelte (Ed.). SHARE - Handbook for Artistic Research Education. Amsterdam, Dublin, Gottenburg: SHARE Network, 2013. Disponível em: http://www.elia-artschools.org/images/products/120/share-handbook-for-artistic-research-education-high-definition.pdf. Acesso em: 22 abr. 2015.

BOWEN, José Antonio. 2008. La Práctica de la interpretación frente al análisis de la interpretación. ¿Por qué deben estudiar interpretación los intérpretes? Quodlibet, 41, p. 81-97, 2008.

BRIX, Anders. Solid Knowledge: Notes on the Nature of Knowledge Embedded in Designed Artefacts. Artifact v. 2 n. 1, p. 36-40, 2008.

CASTORIADIS, Cornelius. Figuras de lo pensable. Madrid: Cátedra, 1999.

CLARKE, Eric. Empirical methods in the study of performance. In: CLARKE, Eric; COOK, Nicholas (Ed.). Empirical musicology: Aims, methods, prospects. Oxford: Oxford University Press, 2004, p. 77-102.

COOK, Nicholas. 2010. The Ghost in the Machine: Towards a Musicology of Recordings. Musicae Scientiae v. 14, n. 2, p. 3-21.

DESAIN, Peter; HONING, Henkjan. HONING. The formation of rhythmic categories and metric priming. Perception v. 32, n. 3, p. 341-66, 2003.

GODØY, Rolf Inge; LEMAN, Marc (Ed.). Musical Gestures: Sound, Movement, and Meaning. London; New York: Routledge, 2010.

HASEMAN, Brad. A Manifesto for Performative Research. Media International Australia incorporating Culture and Policy, n. 118, 2006, p. 98-106.

HEIDER, Eleanor Rosch. 1972. Probabilities, sampling, and ethnographic method: The case of Dani colour names. Man, 1972, p. 448-466.

HEIDER, Eleanor Rosch; OLIVIER, Donald C. The structure of the color space in naming and memory for two languages. Cognitive Psychology v. 3, n. 2, 1972, p. 337-354.

HOGARTH, Robin M. Educar la intuición: el desarrollo del sexto sentido. Barcelona: Paidós, 2002.

JOHNSON, Mark. The Body in the Mind?: The Bodily Basis of Meaning, Imagination, and Reason. Chicago: University of Chicago Press, 1997.

______. The Meaning of the Body?: Aesthetics of Human Understanding. Chicago: University of Chicago Press, 2007.

JUSLIN, Patrik N. 2001. Communicating emotion in music performance: A review and a theoretical framework. In: SLOBODA, John; JUSLIN, Patrick (Ed.). Music and emotion: Theory and research. Series in affective science. New York, NY, US: Oxford University Press, 2001, p. 309-337.

LAKOFF, George. Women, Fire, and Dangerous Things?: What Categories Reveal about the Mind. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas de la vida cotidiana. Madrid: Cátedra, 1998.

LAURENCE, Stephen; MARGOLIS, Eric. Concepts and cognitive science. In: ______. (Eds.). Concepts: core readings. Cambridge Mass.: MIT Press, 1999, p. 3-81.

LEECH-WILKINSON, Daniel. Performance Style in Elena Gerhardt’s Schubert Song Recordings. Musicae Scientiae v. 14, n. 2, 2010, p. 57-84.

LÓPEZ CANO, Rubén. 2003. Setting de body in music. Gesture, schemata and stylistic-cognitive types. In: International Conference on Music and gesture, University of East Anglia, Norwich, United Kingdom.

______. De la Retórica a la Ciencia Cognitiva. Valladolid: Universidad de Valladolid, 2004. Disponível em: www.lopezcano.net.

______. Performatividad y narratividad musical en la construcción social de género. Una aplicación al Tango queer, Timba, Regetón y Sonideros. In: MUNS, Rubén Gómez (Ed.). Música, ciudades, redes: creación musical e interacción social. Salamanca: SIbE-Fundación Caja Duero, 2008.

______. Música, cuerpo, mente extendida y experiencia artística: la gesticulación de Keith Jarret en su Tokyo ’84 Encore. VIII Reunión anual de la SACCoM (Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música): La experiencia artística y la cognición musical. 25 y 26 de Junio de 2009.

______. “De la repetition au concert”. Explorando la investigación artística multidisciplinar. L’ESMuC digital. Revista de L’Escola Superior de Música de Catalunya, 2013. Disponível em: http://www.esmuc.cat/esmuc_digital/Esmuc-digital/Revistes/Numero-18-maig-2013/Espai-de-recerca/De-la-repetition-au-concert. Acesso em: 22 abr. 2015.

LÓPEZ-CANO, Rubén; SAN CRISTÓBAL, Úrsula. Investigación artística en música: problemas, métodos, paradigmas, experiencias y modelos. Barcelona: Fonca-Esmuc, 2014. Disponível em: http://invartistic.blogspot.com.es/2014/12/investigacion-artistica-en-musica.html. Acesso em: 22 abr. 2015.

MARDONES, José María. Filosofía de las ciencias humanas y sociales: materiales para una fundamentación científica. Barcelona: Anthropos, 1991.

MARGOLIS, Eric; LAURENCE, Stephen. Concepts. In: ZALTA, Edward N. (Ed.).The Stanford Encyclopedia of Philosophy, (Spring 2014 Edition), Disponível em: http://plato.stanford.edu/archives/spr2014/entries/concepts/ Acesso em: 22 abr. 2015.

MOLES, Abraham. La Création scientifique. Genève: René Kister, 1957. Tradução espanhola: La creación científica. Madrid: Taurus, 1986.

PALACIOS QUIROZ, Rafael. La pronuntiatio musicale une interprétation rhétorique au service de Händel, Montéclair, C. P. E. Bach et Telemann. París: Université Paris-Sorbonne, 2012.

PEÑALBA, A. El cuerpo en la música a través de la teoría de la Metáfora de Johnson: análisis crítico y aplicación a la música. TRANS Revista Transcultural de Música 9, 2005.

POLIFONIA RESEARCH WORKING GROUP. Researching Conservatoires. Enquiry, Innovation and the Development of Artistic Practice in Higher Music Education (Polifonia Research Working Group). Utrecht: AEC Publications, 2010.

POPPER, Karl. Conocimiento objetivo: un enfoque evolucionista. Madrid: Editorial Tecnos, 1974.

SAN CRISTÓBAL, Úrsula; LÓPEZ-CANO, Rubén. Ars Video. The short music video in early and classical music. L’ESMuC digital. Revista de L’Escola Superior de Música de Catalunya 23, 2013. Disponível em: http://www.esmuc.cat/esmuc_digital/Esmuc-digital/Revistes/Numero-23-desembre-2013/Espai-de-recerca. Acesso em: 22 abr. 2015.

SCHACHER, Jan. An Exercise in Freedom. Researching Bodily Performance in Electronic Music. L’ESMuC digital. Revista de L’Escola Superior de Música de Catalunya, v. 21, 2013. Disponível em: http://www.esmuc.eu/esmuc_digital/Esmuc-digital/Revistes/Numero-21-octubre-2013/Espai-de-recerca. Acesso em: 22 abr. 2015.

SCHO?N, Donald A.The Reflective Practitioner: How Professionals Think in Action. New York: Basic Books, 1983.

SMITH, Hazel; DEAN, R. T. Practice-Led Research, Research-Led Practice in the Creative Arts. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2009.

SMITH, Robert. Basso Continuo Realization on the Cello and Viol. Proyecto de Master, Amsterdam: Conservatorio de Amsterdam, 2009.

VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. De cuerpo presente: las ciencias cognitivas y la experiencia humana. Barcelona: Gedisa, 1992.

Publicado

30-06-2015

Como Citar

LÓPEZ CANO, R. Pesquisa artística, conhecimento musical e a crise da contemporaneidade. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 69–94, 2015. DOI: 10.36025/arj.v2i1.7127. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/7127. Acesso em: 29 mar. 2024.