O teatro carioca no contexto do contemporâneo: hibridismos e procedimentos cênicos na "Trilogia do Amor", da companhia Os Dezequilibrados
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v5i2.15414Palavras-chave:
Contemporâneo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Hibridismo, Companhias teatraisResumo
Por meio do estudo crítico de Amores, Fala como a chuva e me deixa ouvir e Beija-me como nos livros, peças que compunham a Trilogia do amor, projeto recente da companhia teatral Os dezequilibrados, procurou-se discutir como o trabalho desses artistas dialoga com uma variedade de referências artísticas e literárias, além dos seus próprios trabalhos anteriores. A partir de um exame do conceito de contemporâneo – como um intertexto ou um passado revisitado – e de um breve histórico da companhia, propôs-se o entendimento do trabalho criativo de Os dezequilibrados como um processo de hibridização das artes plásticas e do cinema. Para esse fim, a análise das peças e do processo criativo da companhia foi fundamentado com estudos teóricos levados a cabo por pensadores da arte e da cena contemporânea, assim como entrevistas realizadas com Ivan Sugahara, diretor de Os dezequilibrados.
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Entrevista
SUGAHARA, Ivan. Entrevista concedida a XXX. Rio de Janeiro, julho de 2016 e agosto de 2018.
Peças de teatro
SUGAHARA, Ivan, dir. Amores. Peça teatral. Sede das Cias, Rio de Janeiro, 2015. Criação: Os Dezequilibrados.
_____. Beija-me como nos livros. Peça teatral. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2015. Criação: Os Dezequilibrados.
_____. Fala comigo como a chuva e me deixa ouvir. Peça teatral. Casa da Glória, Rio de Janeiro, junho de 2014. Criação: Os Dezequilibrados.
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