Museu das Origens: um projeto para pensar a arte brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i1.28380

Palavras-chave:

Museu das Origens, Mário Pedrosa, narrativas museais, diversidade

Resumo

Este artigo busca analisar o projeto do Museu das Origens de Mário Pedrosa, como solução para o incêndio sofrido pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1978. Estabelecendo como fio condutor o conceito de origens, que une a primeira instituição museológica brasileira – o Museu Real (1818) – ao projeto de Pedrosa, procuramos compreender os limites e os alcances dos sistemas estruturantes em torno do reconhecimento de identidades nesses espaços. O Museu das Origens, portanto, não só atendia as novas demandas geradas pelo circuito artístico internacional do final do século XX, como também criava outras questões, ao colocar no mesmo cenário, em pé de igualdade, produções advindas de distintas procedências. Mário Pedrosa foi um dos primeiros autores a produzir uma crítica à dominação colonial nas esferas política, econômica e artística, significativa para a fundamentação de seu pensamento autônomo e distante dos centros hegemônicos do poder.

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Biografia do Autor

Ana de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Ana Cecília Araújo Soares de Souza é Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC). Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É membro da Rede de Pesquisadores do Museu da Solidariedade Salvador Allende (Santiago no Chile). Há dois anos faz parte do Grupo de Crítica do Edital do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo. É uma das organizadoras dos livros O Silêncio das Coisas: Herbert Rolim e Somos os que foram: 10 anos do Coletivo Aparecidos Políticos. Editora da Revista Reticências. Possui experiência nas áreas de artes visuais, história e crítica de arte, curadoria, museologia e jornalismo cultural.

Yacy-Ara Froner, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Yacy-Ara Froner é professora titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, responde pelos campos das História das Artes no curso de graduação em Artes Visuais e Ciência do Patrimônio no curso de graduação em Conservação-Restauração. Mestre e doutora em História pela USP; com pós-doutorado sênior no ICCROM-Roma (CAPES), sob orientação de Jukka Jokilehto, e pós-doutorado sênior (CNPq) na FAU-USP, sob orientação de Beatriz Kühl. Atualmente, é subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG.  Pesquisadora PQ-CNPq, estuda o interstício entre Curadoria, História das Coleções e Preservação. Coordenadora da REMIN (Rede Mineira de Museus-FAPEMIG/CNPq) e curadora do Festival “Durante”.

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

SOUZA, A. C. A. S. de; FRONER, Y.-A. Museu das Origens: um projeto para pensar a arte brasileira. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 1, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i1.28380. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/28380. Acesso em: 2 jul. 2024.