As danças na educação básica: nas festas escolares e para além delas
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v9i2.28817Palavras-chave:
ensino de dança, apresentação cênica, calendário escolar, docência, escolaResumo
O trabalho investiga a relação entre ensino de dança, festas escolares e outras possibilidades de acontecimento e inserção da dança na educação básica brasileira. A investigação apresenta análise bibliográfica de quatro pesquisas acadêmicas, que congregam diferentes regiões do Brasil, diversas formas de inserção da dança no currículo escolar e distintos tempos de atuação docente. Conclui-se que, se tratarmos a dança de forma atual, contextualizada e sem reproduzir discursos históricos do campo, é possível perceber que ela, muitas vezes, encontra-se nas festas escolares de forma consciente e através de processos de criação coreográfica justificados didaticamente. Atribui-se isso ao alargamento do campo, tendo cada vez mais profissionais licenciados na disciplina específica, aumentando, assim, a diversidade do ensino, bem como ampliando os espaços de atuação no currículo escolar.
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