Entre o sensível e o inteligível na performance musical: princípios para a operacionalização da semiótica tensiva aplicada à realização musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v12i2.36767

Palavras-chave:

performance musical, análise musical, semiótica francesa, semiótica musical

Resumo

Neste trabalho são discutidas a pertinência e a viabilidade do instrumental teórico-metodológico oriundo da semiótica francesa quando aplicado à performance musical. A partir de Zilberberg (2006, 2011) e Tatit (2019), são apresentados conceitos basilares da proposta tensiva, mais especificamente a noção de intensidade (sensível) e extensidade (inteligível) na apreensão dos valores do discurso. Tanto a base epistemológica quanto os aspectos metodológicos são investigados dentro de aplicações voltadas a perspectivas analíticas na performance musical, considerando-se as grandezas sincrônicas e diacrônicas que compõem a enunciação musical. De forma a proporcionar um maior detalhamento analítico, discute-se o proveito da utilização dos foremas (Zilberberg, 2011), instâncias que descrevem em maior minúcia as instabilidades discursivas. Por fim, conclui-se que o instrumental teórico-metodológico apresentado se presta de forma eficaz à descrição da natureza dinâmica e movente do objeto e é relevante às mais variadas problemáticas de pesquisa dentro dos estudos em performance musical.

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Biografia do Autor

Caio Victor de Oliveira Lemos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Violonista e doutor em performance musical pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, UNESP, possui graduação em música e mestrado em performance pela mesma instituição. Estudou violão também na Escola Municipal de Música de São Paulo, além de participar de diversos festivais e estudar com importantes violonistas do cenário nacional e internacional. Atua como solista e camerista e tem experiência como professor de violão individual e em grupo. Foi professor substituto de Violão e Educação Musical na Universidade Federal do Cariri (UFCA) em 2019. Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Carolina Lindenberg Lemos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC), ela é Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), e em Langues et Lettres pela Universidade de Liège (2015), com estágio de mobilidade internacional na Universidade de Paris VIII (2013). Foi professora temporária do Departamento de Linguística da USP (2016), onde realizou pesquisa de pós-doutorado em Historiografia da Linguística (2015-2016). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC para o biênio 2023-2025. Foi editora da revista Estudos Semióticos (USP), de 2021 a 2023, e editora da rubrica “Chroniques” da revista Signata, Universidade de Liège (ULg), de 2016 a 2021. Atualmente é líder do Semioce – Grupo de Estudos Semióticos da UFC e membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP. É bolsista de produtividade em pesquisa nível C do CNPq desde 2025.

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Publicado

30-11-2025

Como Citar

LEMOS, Caio Victor de Oliveira; LEMOS, Carolina Lindenberg. Entre o sensível e o inteligível na performance musical: princípios para a operacionalização da semiótica tensiva aplicada à realização musical . ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, Natal, v. 12, n. 2, 2025. DOI: 10.36025/arj.v12i2.36767. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/36767. Acesso em: 5 dez. 2025.