Entre o sensível e o inteligível na performance musical: princípios para a operacionalização da semiótica tensiva aplicada à realização musical
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v12i2.36767Palavras-chave:
performance musical, análise musical, semiótica francesa, semiótica musicalResumo
Neste trabalho são discutidas a pertinência e a viabilidade do instrumental teórico-metodológico oriundo da semiótica francesa quando aplicado à performance musical. A partir de Zilberberg (2006, 2011) e Tatit (2019), são apresentados conceitos basilares da proposta tensiva, mais especificamente a noção de intensidade (sensível) e extensidade (inteligível) na apreensão dos valores do discurso. Tanto a base epistemológica quanto os aspectos metodológicos são investigados dentro de aplicações voltadas a perspectivas analíticas na performance musical, considerando-se as grandezas sincrônicas e diacrônicas que compõem a enunciação musical. De forma a proporcionar um maior detalhamento analítico, discute-se o proveito da utilização dos foremas (Zilberberg, 2011), instâncias que descrevem em maior minúcia as instabilidades discursivas. Por fim, conclui-se que o instrumental teórico-metodológico apresentado se presta de forma eficaz à descrição da natureza dinâmica e movente do objeto e é relevante às mais variadas problemáticas de pesquisa dentro dos estudos em performance musical.
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