Corpo, feminismos e testemunho: cena e prática como pesquisa em Dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v12i1.37823

Palavras-chave:

cena, dança, feminismos, prática como pesquisa, testemunho

Resumo

Este artigo visa contribuir para o debate sobre a prática como pesquisa e suas variáveis, considerando a partilha das experiências vividas na disciplina Corpo, práticas feministas e testemunhos, oferecida pelas pós-graduações em Dança e Artes da Cena da UFRJ. Na direção de construir cenas autorais que se fundam na relação arte-vida, conceitos feministas que desierarquizam binarismos como teoria e prática colaboraram para uma metodologia que se propõe a interseccionar fazer-pensar-experienciar-teorizar. Ao problematizar as tensões entre criação de cena e pesquisa em arte, discute-se a dimensão pedagógica da prática como pesquisa e do conhecimento corporificado, refletindo sobre como estabelecemos os vínculos entre pesquisa, criação e prática artística e sobre como os feminismos, testemunhos e biografias podem permear as investigações imbricadas na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligia Losada Tourinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Atriz e artista da dança. Pesquisadora da Dança e das Artes da Cena carioca, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004. Dedica-se tanto à criação artística quanto à pesquisa em Artes, atuando em projetos no campo da preparação corporal, da improvisação, das dramaturgias do corpo, das práticas somáticas e das lutas das mulheres. Doutora em Artes, Mestre em Artes e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Laban/ Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna (FAV) e Analista do Movimento pelo Laban Institute of Movement Studies (CMA/ LIMS/ Nova York). Professora Associada do Depto. de Arte Corporal com atuação nos cursos de Bacharelado em Dança, Bacharelado em Teoria da Dança, Licenciatura em Dança e Direção Teatral. É Professora Permanente dos Programas de Pós-graduação em Arte da Cena (PPGAC/ UFRJ) e Dança (PPGDan/UFRJ). É professora convidada da Pós-graduação em Laban/Bartenieff da Faculdade Angel Vianna (FAV-RJ) e da Pós-Graduação em Ensino de Dança Clássica da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Theatro Municipal.

Vanessa Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Vanessa Macedo é diretora e coreógrafa da Cia Fragmento de Dança de São Paulo, uma das gestoras do Kasulo Espaço de Arte e idealizadora do projeto Mulheres em Cena (www.ciafragmentodedanca.com.br). Bacharela em Direito (UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Mestra em Artes (UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas), Doutora em Artes cênicas com estágio pós-doutoral (ECA-USP, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-doutorado no Programa de Pós graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Referências

ALBERT, Bruce; KOPENAWA, Davi. O espírito da Floresta. Rio de Janeiro: Cia das Letras, 2023.

ALCOFF, Linda. O problema de falar por outras pessoas (1991-1992). Tradução: Vinicius Silva, Hilário Zeferino e Ana Carolina Chagas. Abatirá: Revista de Ciências Humanas e Linguagens, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, v. 1, n. 1, p. 409-438, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/8762. Acesso em: 11 mar. 2024.

CIA Fragmento de Dança. Encontro online: Artes cênicas e literatura negra contemporânea – Cristiane Sobral – Mulheres em Cena. 20 out. 2023. 1h51m13s. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gDYMZBXoQmA. Acesso em: 11 fev. 2024.

CIA Fragmento de Dança. Encontro online: Feminismos, subjetividade e verdade – Margareth Rago – Mulheres em Cena. 20 out. 2023. 1h52m26s. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gDYMZBXoQmA. Acesso em: 11 fev. 2024.

CORNAGO, Óscar. Onde acaba a teoria. In: NAVAS, Cássia; ISAACSSON, Marta; FERNANDES, Silvia (org.). Ensaios em Cena. Salvador, BA: ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas; Brasília, DF: CNPq, 2010. p. 230-233.

DANTAS, Monica Fagundes. Escolhas metodológicas no âmbito da pesquisa em dança. Anais ABRACE, v. 9, n. 1, V Congresso da ABRACE, p. 1-4, 2008. Disponível em: https://www.iar.unicamp.br/publionline/abrace/hosting.iar.unicamp.br/publionline/index.php/abrace/article/view/1481.html. Acesso em 11 mar. 2024.

ESCOLA DE DANÇA DA UFBA. História. Disponível em: https://danca.ufba.br/pt/escola/historia. Acesso em 14 fev. 2024.

FERNANDES, Ciane. Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa. Salvador: EDUFBA, 2018.

FERNANDES, Ciane. Em busca da escrita com dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística. Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, v. 2, n. 3, p. 18-36, 2014. DOI: 10.9771/2317-3777dança.v2i2.9752. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistadanca/article/view/9752. Acesso em: 12 fev. 2024.

FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa: Sintonia, Sensibilidade, Integração. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 2, p. 76-95, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i2.5262. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5262. Acesso em: 12 fev. 2024.

FERNANDES, Ciane. Somática como pesquisa: autonomias criativas em movimento como fonte de processos acadêmicos vivos. In: CUNHA, Carla Sabrina; PIZARRO, Diego; VELLOSO, Maria Annibelli (org.). Práticas Somáticas em Dança: Body-Mind Centering em Criação, Pesquisa e Performance. Brasília: Editora IFB, 2019. v. 1, p. 121-138. Disponível em: https://editora.ifb.edu.br/documents/170/104-44-PB.pdf. Acesso em 11 mar. 2024.

FERNANDES, Ciane; LACERDA, Cláudio Marcelo Carneiro Leão; SASTRE, Cibele; SCIALOM, Melina. A arte do movimento na prática como pesquisa. Anais ABRACE, v. 19, n. 1, V Congresso da ABRACE, p. 1-24, 2008. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3913. Acesso em 11 mar. 2024.

FORTIN, Silvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para pesquisa em arte no meio acadêmico. In: ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 1, p. 1-17, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256. Acesso em 11 mar. 2024.

FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Tradução: Helena Mello. Cena, n. 7, p. 77, 2010. DOI: 10.22456/2236-3254.11961. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/11961. Acesso em: 12 fev. 2024.

GERALDI, Sílvia Maria Geraldi. A prática da pesquisa e a pesquisa na prática. In: CUNHA, Carla Sabrina; PIZARRO, Diego; VELLOSO, Maria Annibelli (org.). Práticas Somáticas em Dança: Body-Mind Centering em Criação, Pesquisa e Performance. Brasília: Editora IFB, 2019. v. 1, p. 139-149. Disponível em: https://editora.ifb.edu.br/documents/170/104-44-PB.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024.

HOOKS, bell [hooks, bell]. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Tradução: Ana Luiza Libânio. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2020.

LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. São Paulo: Perspectiva; Fapesp, 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior: Cadastro e-MEC. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova. Acesso em: 14 fev. 2024.

MOLINA, Alexandre José. Dança, formação artística e o conceito de experiência. In: Anais do V Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança, 10, 2018, Manaus. p. 2-20. Disponível em: https://proceedings.science/anda/anda-2018/trabalhos/danca-formacao-artistica-e-o-conceito-de-experiencia?lang=pt-br. Acesso em: 14 fev. 2024.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA DA UFBA. Disponível em: http://www.ppgdanca.dan.ufba.br/. Acesso em: 14 fev. 2024.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA DA UFRJ. Disponível em: https://eefd.ufrj.br/ppgdan. Acesso em 14 fev. 2024.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM DANÇA DA FAV. Disponível em: https://www.angelvianna.com.br/ppgpdan. Acesso em: 14 fev. 2024.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM DANÇA DA UFBA. Disponível em: https://prodan.ufba.br/. Acesso em: 14 fev. 2024.

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escritas de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

RAGO, Margareth. Escritas de si, Parrésia e Feminismos. In: VEIGA-NETO, A.; CASTELO BRANCO, G. (org.). Foucault, Filosofia e Política. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. E-book. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/570/o/Margareth_Rago_-_escrita_de_si__parrésia_e_feminismos.pdf. Acesso em 11 mar. 2024.

RAMOS, Luiz Fernando. Pesquisa performativa: uma tendência a ser bem discutida. In: Silva, C. R. et al. (org.). Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC-ECA/USP, 2015. p. 73- 79. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002732339.pdf. Acesso em: 12 fev. 2024.

REVISTA ASPAS. Prática como pesquisa nas Artes Cênicas: Chamada para publicação de artigos da Revista Aspas V.14 n.1 (2024). Revista Aspas, v. 14, n. 1, 2024. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/aspas/announcement/view/1640. Acesso em: 14 fev. 2024.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo: Pólen Livros, 2019.

SANTOS, Camila Matzenauer dos; BIANCALANA, Gisela Reis. Autoetnografia: um caminho metodológico para a pesquisa em artes performativas. Revista Aspas, v. 7, n. 2, p. 53-63, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-3999.v7i2p53-63. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/137980. Acesso em: 12 fev. 2024.

SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. Thinking in Movement. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, Oxford, v. 39, n. 4, p. 399-407, Summer 1981.

SIBILIA. Paula. O Show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

TIBURI, Marcia. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. 14 ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

Publicado

18-09-2025

Como Citar

TOURINHO, Ligia Losada; MACEDO, Vanessa. Corpo, feminismos e testemunho: cena e prática como pesquisa em Dança. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, Natal, v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.36025/arj.v12i1.37823. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/37823. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte