Corpo, feminismos e testemunho: cena e prática como pesquisa em Dança
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v12i1.37823Palavras-chave:
cena, dança, feminismos, prática como pesquisa, testemunhoResumo
Este artigo visa contribuir para o debate sobre a prática como pesquisa e suas variáveis, considerando a partilha das experiências vividas na disciplina Corpo, práticas feministas e testemunhos, oferecida pelas pós-graduações em Dança e Artes da Cena da UFRJ. Na direção de construir cenas autorais que se fundam na relação arte-vida, conceitos feministas que desierarquizam binarismos como teoria e prática colaboraram para uma metodologia que se propõe a interseccionar fazer-pensar-experienciar-teorizar. Ao problematizar as tensões entre criação de cena e pesquisa em arte, discute-se a dimensão pedagógica da prática como pesquisa e do conhecimento corporificado, refletindo sobre como estabelecemos os vínculos entre pesquisa, criação e prática artística e sobre como os feminismos, testemunhos e biografias podem permear as investigações imbricadas na prática.
Downloads
Referências
ALBERT, Bruce; KOPENAWA, Davi. O espírito da Floresta. Rio de Janeiro: Cia das Letras, 2023.
ALCOFF, Linda. O problema de falar por outras pessoas (1991-1992). Tradução: Vinicius Silva, Hilário Zeferino e Ana Carolina Chagas. Abatirá: Revista de Ciências Humanas e Linguagens, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, v. 1, n. 1, p. 409-438, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/8762. Acesso em: 11 mar. 2024.
CIA Fragmento de Dança. Encontro online: Artes cênicas e literatura negra contemporânea – Cristiane Sobral – Mulheres em Cena. 20 out. 2023. 1h51m13s. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gDYMZBXoQmA. Acesso em: 11 fev. 2024.
CIA Fragmento de Dança. Encontro online: Feminismos, subjetividade e verdade – Margareth Rago – Mulheres em Cena. 20 out. 2023. 1h52m26s. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gDYMZBXoQmA. Acesso em: 11 fev. 2024.
CORNAGO, Óscar. Onde acaba a teoria. In: NAVAS, Cássia; ISAACSSON, Marta; FERNANDES, Silvia (org.). Ensaios em Cena. Salvador, BA: ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas; Brasília, DF: CNPq, 2010. p. 230-233.
DANTAS, Monica Fagundes. Escolhas metodológicas no âmbito da pesquisa em dança. Anais ABRACE, v. 9, n. 1, V Congresso da ABRACE, p. 1-4, 2008. Disponível em: https://www.iar.unicamp.br/publionline/abrace/hosting.iar.unicamp.br/publionline/index.php/abrace/article/view/1481.html. Acesso em 11 mar. 2024.
ESCOLA DE DANÇA DA UFBA. História. Disponível em: https://danca.ufba.br/pt/escola/historia. Acesso em 14 fev. 2024.
FERNANDES, Ciane. Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa. Salvador: EDUFBA, 2018.
FERNANDES, Ciane. Em busca da escrita com dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística. Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, v. 2, n. 3, p. 18-36, 2014. DOI: 10.9771/2317-3777dança.v2i2.9752. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistadanca/article/view/9752. Acesso em: 12 fev. 2024.
FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa: Sintonia, Sensibilidade, Integração. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 2, p. 76-95, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i2.5262. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5262. Acesso em: 12 fev. 2024.
FERNANDES, Ciane. Somática como pesquisa: autonomias criativas em movimento como fonte de processos acadêmicos vivos. In: CUNHA, Carla Sabrina; PIZARRO, Diego; VELLOSO, Maria Annibelli (org.). Práticas Somáticas em Dança: Body-Mind Centering em Criação, Pesquisa e Performance. Brasília: Editora IFB, 2019. v. 1, p. 121-138. Disponível em: https://editora.ifb.edu.br/documents/170/104-44-PB.pdf. Acesso em 11 mar. 2024.
FERNANDES, Ciane; LACERDA, Cláudio Marcelo Carneiro Leão; SASTRE, Cibele; SCIALOM, Melina. A arte do movimento na prática como pesquisa. Anais ABRACE, v. 19, n. 1, V Congresso da ABRACE, p. 1-24, 2008. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3913. Acesso em 11 mar. 2024.
FORTIN, Silvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para pesquisa em arte no meio acadêmico. In: ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 1, p. 1-17, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256. Acesso em 11 mar. 2024.
FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Tradução: Helena Mello. Cena, n. 7, p. 77, 2010. DOI: 10.22456/2236-3254.11961. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/11961. Acesso em: 12 fev. 2024.
GERALDI, Sílvia Maria Geraldi. A prática da pesquisa e a pesquisa na prática. In: CUNHA, Carla Sabrina; PIZARRO, Diego; VELLOSO, Maria Annibelli (org.). Práticas Somáticas em Dança: Body-Mind Centering em Criação, Pesquisa e Performance. Brasília: Editora IFB, 2019. v. 1, p. 139-149. Disponível em: https://editora.ifb.edu.br/documents/170/104-44-PB.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024.
HOOKS, bell [hooks, bell]. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Tradução: Ana Luiza Libânio. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2020.
LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. São Paulo: Perspectiva; Fapesp, 2017.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior: Cadastro e-MEC. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova. Acesso em: 14 fev. 2024.
MOLINA, Alexandre José. Dança, formação artística e o conceito de experiência. In: Anais do V Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança, 10, 2018, Manaus. p. 2-20. Disponível em: https://proceedings.science/anda/anda-2018/trabalhos/danca-formacao-artistica-e-o-conceito-de-experiencia?lang=pt-br. Acesso em: 14 fev. 2024.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA DA UFBA. Disponível em: http://www.ppgdanca.dan.ufba.br/. Acesso em: 14 fev. 2024.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA DA UFRJ. Disponível em: https://eefd.ufrj.br/ppgdan. Acesso em 14 fev. 2024.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM DANÇA DA FAV. Disponível em: https://www.angelvianna.com.br/ppgpdan. Acesso em: 14 fev. 2024.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM DANÇA DA UFBA. Disponível em: https://prodan.ufba.br/. Acesso em: 14 fev. 2024.
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escritas de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
RAGO, Margareth. Escritas de si, Parrésia e Feminismos. In: VEIGA-NETO, A.; CASTELO BRANCO, G. (org.). Foucault, Filosofia e Política. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. E-book. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/570/o/Margareth_Rago_-_escrita_de_si__parrésia_e_feminismos.pdf. Acesso em 11 mar. 2024.
RAMOS, Luiz Fernando. Pesquisa performativa: uma tendência a ser bem discutida. In: Silva, C. R. et al. (org.). Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC-ECA/USP, 2015. p. 73- 79. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002732339.pdf. Acesso em: 12 fev. 2024.
REVISTA ASPAS. Prática como pesquisa nas Artes Cênicas: Chamada para publicação de artigos da Revista Aspas V.14 n.1 (2024). Revista Aspas, v. 14, n. 1, 2024. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/aspas/announcement/view/1640. Acesso em: 14 fev. 2024.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo: Pólen Livros, 2019.
SANTOS, Camila Matzenauer dos; BIANCALANA, Gisela Reis. Autoetnografia: um caminho metodológico para a pesquisa em artes performativas. Revista Aspas, v. 7, n. 2, p. 53-63, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-3999.v7i2p53-63. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/137980. Acesso em: 12 fev. 2024.
SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. Thinking in Movement. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, Oxford, v. 39, n. 4, p. 399-407, Summer 1981.
SIBILIA. Paula. O Show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
TIBURI, Marcia. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. 14 ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ligia Losada Tourinho, Vanessa Macedo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
English
Português (Brasil)