A formação do professor para a dança: reflexões sobre um curso de formação continuada

Autores

  • Carolina Romano de Andrade Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho http://orcid.org/0000-0002-1582-8965
  • Kathya Maria Ayres de Godoy Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v4i1.9539

Palavras-chave:

Dança. Educação. Formação. Professores. Projetos.

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre a formação continuada de professores para a dança. Nessa perspectiva, desenvolvemos o projeto Poéticas da Dança na Educação Básica, no qual oferecemos um curso de formação continuada para professores das áreas de Educação Física, Pedagogia e Dança, em que além dos conhecimentos em arte e dança, propusemos a elaboração de projetos que foram aplicados no contexto escolar. Aqui lançamos um olhar específico para o subprojeto que se voltou para o trabalho de dança com crianças pequenas, denominado O Corpo Inventa História. Discutimos as premissas teórico-práticas que envolvem a concepção e execução do subprojeto, entre os quais, o professor reflexivo que constrói seu saber na relação com a ação, reflexão e volta à ação (Schön, 1992) os saberes da experiência (Larrosa, 2002), atualizados para saberes em dança por Godoy (2013). Para então tecer considerações sobre práticas realizadas.

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Biografia do Autor

Carolina Romano de Andrade, Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho

Bailarina, coreógrafa, pesquisadora e professora. É professora credenciada pela Royal Academy of Dance(RAD), Bacharel (2003) e Licenciada(2006) em Dança-UNICAMP. Mestre em Artes (IA-UNICAMP/2006). Doutora em Artes (IA-UNESP/2016), membro-pesquisadora do grupo de pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE-IA/Unesp). Atuou como prof. coord. da Pós Graduação Lato sensu Dança- Educação Faculdades Integradas de Bauru. Foi professora da Universidade Sagrado Coração Bauru, no Cursos de Artes Cênicas, onde coordenou os projetos de extensão  de Capoeira e Cultura Popular. Foi professora substituta na Universidade Estadual Júlio de Mesquita  Filho, no curso de licenciatura em Educação Física (DEF/BAURU). Participou (2015) do Núcleo São Paulo - NuSP - ligado ao Projeto Mapeamento Dança patrocinado pelo MINC. Atualmente é professora voluntária do Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes, PROF-ARTES.

Kathya Maria Ayres de Godoy, Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho

Bailarina e coreógrafa formada pela Escola Municipal de Bailados e Royal Academy of London, atuou no Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo; Graduada em Educação Física e Pós-Graduada em Ginástica e Dança pela OSEC; Mestre em Psicologia da Educação e Doutora em Educação pela PUC/SP. Atualmente leciona no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP no Curso de Licenciatura em Arte - Teatro, no Bacharelado em Artes Visuais e no Programa de Doutorado e Mestrado em Artes, Mestrado Profissional, na área de concentração Arte e Educação, linha de pesquisa Processos artísticos, experiências educacionais e mediação cultural. Chefiou do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação - DACEFC (2010-2014). Coordena os Cursos de Graduação em Artes Cênicas (2014-2016). Lidera o Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE) certificado pelo CNPq. Organizou o Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança que abordou as pesquisas multidisciplinares na área. Com o fomento FAPESP e PROAP/CAPES produziu o periódico ENGRUPEdança 2007 que já está na quinta edição. Criou a Rede de Cooperação Acadêmica em Dança - CooperacDANÇA formada pelas IES - UNESP, UEM, UFPE, UFV, UFG, UNICAMP. Assessora Científica da FAPESP. Integra o Corpo Permanente de Pareceristas da Revista Eletrônica A Margem da UFU. Avaliadora da Revista Ciência em Extensão. Parecerista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica CNPq. Avaliadora da Revista Dança: PPG/UFBA. Dança. Avaliadora da Revista Patrimônio e Memória (UNESP/ASSIS). Parecerista ad hoc da Revista Pitágoras 500 (Departamento de Artes Cênicas/UNICAMP) e Parecerista ad hoc da Revista Interagir: pensando a extensão (Sub-Reitoria de Extensão e Cultura/UERJ). Coordenou os Projetos: Dançando na Escola (2004-2008); Dança Criança na Vida Real (2008); Movimento e Cultura na Escola: Dança (2009-2010) que objetivaram apresentar a dança integrada as outras linguagens para as escolas da zona oeste da cidade de São Paulo. Esses projetos obtiveram fomento da PROEX, PROGRAD e do Banco Real/Santander com produção de materiais artísticos digitais. Atuou como Orientadora de TCC e estágios do Curso de Pedagogia - UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo (2011-2013) tendo produzido o material didático da área de Artes e capacitado os professores orientadores das disciplinas. Atualmente coordena o Projeto Quinta em Dança (2013-2016) que visa formação de professores e publico para dança. Coordenou o Projeto Poéticas da Dança na Educação Básica (2011-2012) que objetivou a formação continuada de professores da rede estadual e municipal de São Paulo. Nesta linha atuou como professora orientadora no projeto Pedagogia Cidadã (2005-2007); PECs São Paulo - Municipal e Estadual (2000-2008) e outros como Teia do Saber e em assessorias para professores das redes públicas municipais (Jundiaí, Diadema, etc) com produção de pesquisas e materiais pedagógicos referentes a esses projetos. Assume a coordenação e a direção artística (2006-2016) do Projeto de Extensão Universitária IAdança - Grupo de Dança do IA da Unesp que também coreografa. Membro Fundadora da Diretoria da ANDA. Experiência como professora do ensino básico durante oito anos em escolas públicas e particulares na cidade de São Paulo. Coordenou (2015) o Núcleo São Paulo - NuSP - ligado ao Projeto Mapeamento Dança patrocinado pelo MINC.

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Publicado

13-08-2017

Como Citar

ANDRADE, C. R. de; GODOY, K. M. A. de. A formação do professor para a dança: reflexões sobre um curso de formação continuada. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 114–140, 2017. DOI: 10.36025/arj.v4i1.9539. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/9539. Acesso em: 16 abr. 2024.