Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2017v3n2ID11567

Palavras-chave:

Portal de Periódicos da CAPES. Comunicação científica. Estudo de usuários. Periódicos eletrônicos. Políticas públicas

Resumo

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como missão prover a Informação em Ciência e Tecnologia (ICT) para usuários do meio acadêmico e é considerado um instrumento relevante para a política de dinamização da pós-graduação para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (C&T) do país. Apesar da sua importância, existem poucos estudos focados na análise da eficácia dessa política. Esta pesquisa visa preencher essa lacuna, pois busca analisar o uso do Portal de Periódicos da CAPES na realização de pesquisas por mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A operacionalização deste objetivo se deu através dos seguintes objetivos específicos: a) caracterizar o perfil dos egressos do PPGA da UFRN quanto a motivação para o uso do Portal de Periódicos da CAPES; b) identificar os aspectos positivos e as dificuldades percebidas pelos egressos no processo de busca da informação no Portal de Periódicos da CAPES; c) identificar o grau de satisfação dos egressos no processo de busca da informação no Portal de Periódicos da CAPES; d) verificar o uso das informações obtidas pelos egressos ao acessarem o Portal para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. A pesquisa é do tipo descritiva, empregando uma estratégia metodológica mista, com predomínio da abordagem quantitativa. A coleta de dados foi feita através de um questionário online (websurvey). Para a análise quantitativa dos dados, foi empregado o método estatístico. Para a análise qualitativa, foi adotado o modelo teórico-metodológico Sense Making de Brenda Dervin e a análise de conteúdo das questões abertas. A amostra investigada foi composta por 90 egressos do PPGA da UFRN que defenderam suas dissertações/teses no período entre 2010-2013, representando 88% dessa população. Quanto ao perfil dos egressos, a análise evidenciou que inexiste diferença quantitativa significativa no tocante ao sexo. Porém, percebeu-se a predominância dos egressos do sexo masculino com idades entre 26 e 30 anos, enquanto que no sexo feminino, a maioria concentrou-se entre 31 e 35 anos. A maioria dos egressos tem formação em nível de mestrado e em sua maioria obtiveram bolsas para cursar sua pós-graduação. Atestou-se também que a imensa maioria dos respondentes disseram ter utilizado o Portal durante sua pós-graduação, sendo que os principais motivos apontados para seu não uso foram: a preferência por acessar outras bases e a falta de conhecimento do Portal. Observou-se que o material informacional mais utilizado no Portal foram as dissertações/teses. Os dados também indicaram que a maior dificuldade para suprir as necessidades de informação, através do uso do Portal, foi o acesso ao texto completo. Destaca-se, também, que todos os que disseram ter utilizado o Portal, também afirmaram ter buscado outras fontes eletrônicas para suprirem suas necessidades de informação. No que se refere ao uso das fontes de informação pesquisadas fora do Portal, foram identificadas fontes tais como: monografias, dissertações, teses. Também ficou em evidência que a fonte de informação eletrônica mais utilizada foi a Scielo. Os resultados revelaram, portanto, que, em relação ao acesso e uso do Portal de Periódicos da CAPES, o Portal tem sido utilizado de forma regular durante a pós-graduação, mas os egressos também acessam outras fontes de informação eletrônicas para suprirem suas necessidades de informação. O estudo também comprovou a importante missão desempenhada pelo Portal para produção da comunicação científica brasileira, embora os usuários tenham reportado a necessidade de melhora de alguns aspectos, para que seu uso seja mais intenso, tais como: realização de treinamentos periódicos para divulgar, incentivar e ensinar a utilizar o Portal de modo mais eficaz; investimento na ampliação do acervo destinado à área de Ciências Sociais Aplicadas e implementação de processos contínuos de avaliação da satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Carvalho de Miranda, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Administração pela UFRN. Bacharel em Biblioteconomia pela UFC. Especialista em Gestão da Qualidade total pela UFRN. Especialista em Gestão de Pessoas pela Facex. Chefe da biblioteca do Escola da magistratura Rio Grande do Norte.

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Publicado

11-12-2017

Como Citar

MIRANDA, A. C. C. de. Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN. BiblioCanto, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 113–116, 2017. DOI: 10.21680/2447-7842.2017v3n2ID11567. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/11567. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Resumo