Implementação de repositório para acesso e visibilidade da informação científica em uma instituição centenária: o caso do IFPE-Campus Recife

  • Amanda Tavares Silva Lima Nascimento
  • Ana Lia de Souza Evangelista
  • Adna Márcia Oliveira de Sena
  • Andréa Cardoso
Palavras-chave: Repositório. Visibilidade. Informação científica. Tecnologia da informação.

Resumo


Discorrem acerca do uso de repositórios como ferramentas que contribuem para promover a visibilidade da informação científica produzida ao longo dos mais de cem anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife. Objetiva-se verificar o aumento da percepção e acesso da produção intelectual com a implementação de um repositório, utilizando um software gratuito e explorando características que viabilizam a adequação da plataforma às demandas institucionais, de forma ética, proporcionando acesso ao conhecimento; agrupando os documentos de acordo com as opções de busca ofertados pelo software DSpace e identificando o índice de utilização da ferramenta através de sites e serviços para esta finalidade. Faz-se uma analogia efetivando a informação por meio do acesso virtual quando comparado com o suporte físico, mensurando a real funcionalidade do mesmo. Trata-se de um estudo de caso realizado através de análise quantitativa observando o processo de implantação do Repositório, datados em julho de 2014 a julho de 2015. Verificou-se ainda a eficiência desta ferramenta, devido aos crescentes acessos digitais em relação às consultas realizadas ao item físico, além da garantia de acesso em longo prazo contribuindo para a preservação da memória institucional. A ferramenta desempenha um importante papel institucional, no tangente a contribuição para o acesso livre ao conhecimento, sugere-se ainda a criação de um repositório geral para toda a instituição, que garanta a preservação da memória institucional e dê ampla visibilidade ao conhecimento produzido, contribuindo deste modo para o avanço do saber, do conhecimento e da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
11-12-2017
Como Citar
NASCIMENTO, A. T. S. L.; EVANGELISTA, A. L. DE S.; SENA, A. M. O. DE; CARDOSO, A. Implementação de repositório para acesso e visibilidade da informação científica em uma instituição centenária: o caso do IFPE-Campus Recife. BiblioCanto, v. 3, n. 2, p. 17-36, 11 dez. 2017.
Seção
Artigos