Repositório institucional: potencializando a visibilidade da produção cientifica do centro de humanidades da UFC

Autores

  • Lidya Nagylla de Almeida Silva
  • Anizia Almeida
  • Hanna Sandy de Oliveira
  • Gabriela Belmont de Farias

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2017v3n1ID11940

Palavras-chave:

Informação científica. Acesso à informação. Gestão de documentos. Repositórios digitais. Repositórios institucionais.

Resumo

A gestão da informação científica é de suma importância às Instituições de Ensino Superior (IES), pois é neste ambiente que há múltiplas possibilidades de compartilhamento de ideias e desenvolvimento de novos conhecimentos, favorecendo a comunicação científica no âmbito acadêmico. O presente artigo tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas e os desafios vivenciados pelos membros do projeto de extensão intitulado “Repositório Institucional: Preservação da Memória Científica dos Docentes do Centro de Humanidades” da Universidade Federal do Ceará. O procedimento metodológico adotado se caracteriza por ser experimental. Ao decorrer dos cinco meses de funcionamento do projeto, observamos que a grande maioria dos docentes do Centro de Humanidades desconhece a resolução da instituição sobre o depósito da produção científica no repositório institucional, não possuem interatividade com o mesmo e, consequentemente, não arquivam as produções científicas. Em relação às experiências vivenciadas pelos membros do projeto verifica-se que as atividades fazem um elo entre a abordagem teórica de sala e a prática desenvolvida no projeto, permitindo uma reflexão da prática bibliotecária em relação ao gerenciamento de recursos digitais.

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Publicado

12-05-2017

Como Citar

SILVA, L. N. de A.; ALMEIDA, A.; OLIVEIRA, H. S. de; FARIAS, G. B. de. Repositório institucional: potencializando a visibilidade da produção cientifica do centro de humanidades da UFC. BiblioCanto, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 124–143, 2017. DOI: 10.21680/2447-7842.2017v3n1ID11940. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/11940. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos