Repositório institucional: potencializando a visibilidade da produção cientifica do centro de humanidades da UFC
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2017v3n1ID11940Palavras-chave:
Informação científica. Acesso à informação. Gestão de documentos. Repositórios digitais. Repositórios institucionais.Resumo
A gestão da informação científica é de suma importância às Instituições de Ensino Superior (IES), pois é neste ambiente que há múltiplas possibilidades de compartilhamento de ideias e desenvolvimento de novos conhecimentos, favorecendo a comunicação científica no âmbito acadêmico. O presente artigo tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas e os desafios vivenciados pelos membros do projeto de extensão intitulado “Repositório Institucional: Preservação da Memória Científica dos Docentes do Centro de Humanidades” da Universidade Federal do Ceará. O procedimento metodológico adotado se caracteriza por ser experimental. Ao decorrer dos cinco meses de funcionamento do projeto, observamos que a grande maioria dos docentes do Centro de Humanidades desconhece a resolução da instituição sobre o depósito da produção científica no repositório institucional, não possuem interatividade com o mesmo e, consequentemente, não arquivam as produções científicas. Em relação às experiências vivenciadas pelos membros do projeto verifica-se que as atividades fazem um elo entre a abordagem teórica de sala e a prática desenvolvida no projeto, permitindo uma reflexão da prática bibliotecária em relação ao gerenciamento de recursos digitais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-05-2017
Como Citar
SILVA, L. N. de A.; ALMEIDA, A.; OLIVEIRA, H. S. de; FARIAS, G. B. de. Repositório institucional: potencializando a visibilidade da produção cientifica do centro de humanidades da UFC. BiblioCanto, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 124–143, 2017. DOI: 10.21680/2447-7842.2017v3n1ID11940. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/11940. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.