Arquitetura da informação em repositórios digitais: análise do repositório institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Clediane de Araújo Guedes Marques
  • Fernando Luiz Vechiato
Palavras-chave: Arquitetura da informação. Repositórios digitais. Repositório institucional da UFRN.

Resumo


Estuda a arquitetura da informação em ambientes informacionais digitais, com o objetivo de identificar a aplicação dos elementos da arquitetura da informação no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utiliza a técnica de observação participante e realiza breve levantamento bibliográfico para apreender conceitos do referido tema, e, também, pesquisa documental para conhecimento do repositório tratado. Para a análise de dados, utiliza critérios que permite verificar a aplicação dos elementos da arquitetura da informação com base nas dimensões contexto, conteúdo e usuários. A análise demonstra a presença de elementos da Arquitetura da Informação, sendo que grande parte dos critérios referente à dimensão usuários não é satisfatória, contudo aponta a necessidade de melhorias no que se refere à acessibilidade e usabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
12-05-2017
Como Citar
MARQUES, C. DE A. G.; VECHIATO, F. L. Arquitetura da informação em repositórios digitais: análise do repositório institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. BiblioCanto, v. 3, n. 1, p. 02-28, 12 maio 2017.
Seção
Artigos