Repositorio digital da Escola Superior de Magistratura do Estado do Maranhao: proposta de implantação

Autores

  • Joseane Cantanhede dos Santos Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2017v3n2ID12983

Palavras-chave:

Repositório institucional – Escola Superior da Magistratura do Maranhão. Biblioteca ESMAM – Acervo (biblioteca). Repositório digital.

Resumo

No âmbito da produção intelectual, preservação e compartilhamento de saberes, as bibliotecas modificaram categoricamente a forma de organizar, recuperar e disseminar suas informações para além do espaço físico das instituições a que estão veiculadas. O estudo teve como objetivo principal propor a implantação do repositório digital da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão - ESMAM, fomentando a produção intelectual dos magistrados e servidores do Poder Judiciário maranhense. A proposta apresentada resulta do desenho da pesquisa traçado no levantamento de textos sobre a relevância do repositório institucional em ambiente acadêmico e não acadêmico, a identificação e análise de diretrizes para a criação de repositórios, gestão de dados técnicos e conceituais, além de indicações quanto ao uso das licenças Creative Commons para a expansão de fontes de informação. Dessa forma, sugere-se o uso do Dspace, um software livre desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology e disponibilizado gratuitamente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, para a criação de repositórios digitais. Conclui-se que essa proposta possibilitará a ampliação de 50% da produção intelectual dos magistrados e servidores; redução de 60% do custo com impressão de material instrutivo, manuais, cartilhas, apostilas, dentre outros impressos informativos e/ou educativos. Além disso, contribuirá para a preservação da memória institucional, por meio das diversas áreas de conhecimento que dialogam no âmbito do Poder Judiciário e a sociedade maranhense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2017

Como Citar

SANTOS, J. C. dos. Repositorio digital da Escola Superior de Magistratura do Estado do Maranhao: proposta de implantação. BiblioCanto, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 65–80, 2017. DOI: 10.21680/2447-7842.2017v3n2ID12983. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/12983. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos