Usabilidade da Interface do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas um estudo da revista BiblioCanto da UFRN

  • Maria Aniolly Queiroz Maia UFRN
Palavras-chave: Teste de Usabilidade. Avaliação Cooperativa. Revistas científicas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN

Resumo


As revistas científicas eletrônicas correspondem a canais de publicação e divulgação da informação científica. Por meio delas, os usuários podem disseminar seus estudos, assim como desenvolver novas pesquisas. Um dos sistemas utilizados para criação e gestão de periódicos eletrônicos é o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), utilizado na construção de portais de periódicos, assim como na criação de revistas isoladamente. Nesse sentido, acredita-se que os sistemas de gestão e criação de revistas científicas eletrônicas devem ser desenvolvidos (interna e externamente) de acordo com as necessidades dos seus usuários. No caso do desenvolvimento interno, alguns desses processos se referem ao cadastro de autor e à submissão de artigos, que, por sua vez, são tarefas relevantes no processo editorial. Assim, o estudo proposto, de temática Usabilidade de periódicos científicos, objetiva analisar a usabilidade do processo de cadastro de autor e de submissão de artigos no SEER por meio da revista BiblioCanto, que integra o Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a efetivação da pesquisa, foram utilizadas duas técnicas de avaliação: o Teste de Usabilidade com um total de vinte participantes e a Avaliação Cooperativa, com o mesmo número de participantes, divididos em quatro categorias consideradas público alvo da referida revista, a saber: discentes de graduação, discentes de pós-graduação, docentes e bibliotecários. Os resultados apontaram que os dois processos analisados (cadastro de autor e submissão de artigos) necessitam de melhorias. Em se tratando do processo de cadastro, destacam-se as seguintes necessidades: sinalização do ambiente de realização de cadastro; descrição e exclusão de informações solicitadas no formulário para cadastramento. No processo de submissão de artigos, enfatizam-se melhorias dos aspectos: início dos passos para submissão, sinalização de campos obrigatórios, descrição concisa das etapas, minimização e revisão das etapas. Por fim, acredita-se, que de uma forma geral, o SEER atende parcialmente às necessidades dos seus usuários no tocante à usabilidade do referido software.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
11-12-2017
Como Citar
MAIA, M. A. Q. Usabilidade da Interface do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas um estudo da revista BiblioCanto da UFRN. BiblioCanto, v. 3, n. 2, p. 108-109, 11 dez. 2017.
Seção
Resumo