A bibliografia como representação teatral no ensino e pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2019v5n1ID18953

Palavras-chave:

Bibliografia. Representação teatral. Apresentação bibliográfica.

Resumo

O presente ensaio busca pontuar uma reflexão crítica sobre o importante papel que a bibliografia exerce na prática docente e discente em Programas de Pós-graduação, no contexto da representação bibliográfica. Para tanto, apresenta como principal referencial teórico, um breve pensamento do sociólogo Erving Goffman (2009), sobre o comportamento do ser humano encarando a vida como uma representação teatral, com simulações de coisas reais e, às vezes, bem ensaiadas. Em sua lógica, tanto o homem que está no palco do teatro quanto às pessoas que estão na plateia são personagens, em que cada indivíduo busca regular a impressão que passa aos outros enquanto estão em desempenho. Partindo do mesmo raciocínio, compreende-se com por muitas vezes as bibliografias apresentadas em um plano de ensino ou em trabalhos acadêmicos são formadas por algumas referencias bibliográficas não necessariamente utilizadas pelos professores ou alunos, mas que estão lá como neste fenômeno de representação teatral no ensino e na pesquisa.

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Publicado

30-12-2019

Como Citar

SILVA DA CÂMARA, R. A bibliografia como representação teatral no ensino e pesquisa. BiblioCanto, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 118–124, 2019. DOI: 10.21680/2447-7842.2019v5n1ID18953. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/18953. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaio