Programa Biblioteca Jurídica da Escola da Magistratura do Rio Grande Do Norte

  • Ana Cláudia Carvalho de Miranda Escola da Magistratura do Estado do Rio Grande do Norte / Analista Judiciário - Especializada Biblioteconomia, chefe da biblioteca. http://orcid.org/0000-0002-8049-1182
  • Michelly Dourado Ângelo UFRN
  • Monica Marques Carvalho Gallotti UFRN
Palavras-chave: Programa Biblioteca Jurídica., Estudo de usuários., Informação Jurídica - Escola de Magistratura do RN.

Resumo


O artigo tem como objetivo propor um estudo de usuários com a finalidade de analisar a satisfação dos magistrados no contexto da Biblioteca da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), no tocante ao Programa Biblioteca Jurídica (PBJ), o qual propõe estratégias que visem à aquisição de material bibliográfico e não bibliográfico nesse contexto e a consequente socialização das informações jurídicas na referida instituição. Para contextualizar o assunto, fez-se uma pesquisa bibliográfica abordando temas transversais, como informação jurídica e estudo de usuários. Com vistas a detalhar o locus da pesquisa, fez-se uma descrição da referida escola quanto aos seus aspectos históricos, à caracterização, à sua unidade de informação e ao referido programa, seus objetivos, entre outros aspectos. A metodologia da pesquisa é do tipo descritiva, com abordagem de cunho quantitativo. Quanto à parte empírica do trabalho, a pesquisa caracterizou a comunidade de usuários com o intuito de analisar o nível de satisfação relativo aos diferentes aspectos do PBJ. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado à população de usuários do programa (magistrados). No final, foi possível inferir que o programa foi avaliado de forma satisfatória pelos magistrados, que cumprem sua função precípua – a de promover o acesso a uma informação jurídica de boa qualidade. Por fim, indica-se a necessidade de avaliações periódicas do programa visando garantir a prestação de serviços de boa qualidade e o cumprimento dos objetivos organizacionais, bem como conferir
transparência ao uso de recursos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Carvalho de Miranda, Escola da Magistratura do Estado do Rio Grande do Norte / Analista Judiciário - Especializada Biblioteconomia, chefe da biblioteca.

Mestre em Administração pela UFRN. Bacharel em Biblioteconomia pela UFC. Especialista em Gestão da Qualidade total pela UFRN. Especialista em Gestão de Pessoas pela Facex. Chefe da biblioteca da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte.

Michelly Dourado Ângelo, UFRN

Graduanda em Biblioteconomia UFRN.

Monica Marques Carvalho Gallotti, UFRN

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Departamento de Ciência da Informação. Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto. Mestre em Ciência da Informação/Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Atua na área de Ciência da Informação com ênfase em: Comunicação Científica, Tecnologia da Informação e Comunicação, Organização e Representação da Informação, Information Literacy.

Publicado
14-11-2021
Como Citar
MIRANDA, A. C. C. DE; DOURADO ÂNGELO, M.; MARQUES CARVALHO GALLOTTI, M. Programa Biblioteca Jurídica da Escola da Magistratura do Rio Grande Do Norte. BiblioCanto, v. 7, n. 1, p. 60 –87, 14 nov. 2021.
Seção
Relatos de experiência