Programa Biblioteca Jurídica da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2021v7n1ID24004Palavras-chave:
Programa Biblioteca Jurídica, Estudo de usuários, Informação Jurídica – Escola da Magistratura do RNResumo
O artigo tem como objetivo propor um estudo de usuários com a finalidade de analisar a satisfação dos magistrados no contexto da Biblioteca da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), no tocante ao Programa Biblioteca Jurídica (PBJ), o qual propõe estratégias que visem à aquisição de material bibliográfico e não bibliográfico nesse contexto e a consequente socialização das informações jurídicas na referida instituição. Para contextualizar o assunto, fez-se uma pesquisa bibliográfica abordando temas transversais, como informação jurídica e estudo de usuários. Com vistas a detalhar o locus da pesquisa, fez-se uma descrição da referida escola quanto aos seus aspectos históricos, à caracterização, à sua unidade de informação e ao referido programa, seus objetivos, entre outros aspectos. A metodologia da pesquisa é do tipo descritiva, com abordagem de cunho quantitativo. Quanto à parte empírica do trabalho, a pesquisa caracterizou a comunidade de usuários com o intuito de analisar o nível de satisfação relativo aos diferentes aspectos do PBJ. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado à população de usuários do programa (magistrados). No final, foi possível inferir que o programa foi avaliado de forma satisfatória pelos magistrados, que cumprem sua função precípua – a de promover o acesso a uma informação jurídica de boa qualidade. Por fim, indica-se a necessidade de avaliações periódicas do programa visando garantir a prestação de serviços de boa qualidade e o cumprimento dos objetivos organizacionais, bem como conferir
transparência ao uso de recursos públicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.