Análise bibliométrica do site Circonteúdo: informação como subsídio para a formação circense
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2021v7n1ID25995Palavras-chave:
Site Circonteúdo, Bibliometria, Formação circense, Produção científica, Fonte de informaçãoResumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm renovado os processos de intermediação da informação em diversos contextos da sociedade contemporânea, nos quais a informação é importante tanto no processo contínuo de aprendizagem quanto para a produção de análises bibliométricas. Todavia, não foram encontrados artigos científicos com análises bibliométricas como fonte de informação digital na temática do circo nas bases da ANPAD (2021), CAPES (2021) e SPELL (2021) que possam contribuir para a formação do artista circense. Dessa forma, o presente estudo objetiva analisar, em um corpus de 380 documentos, a produção científica em língua portuguesa disponibilizada no site Circonteúdo, através de uma abordagem quantitativa, baseado na teoria das leis bibliométricas de Lotka, Bradford e Zipf. Os resultados do presente estudo evidenciam o crescimento das produções em um período de 43 anos, as principais fontes de produção/divulgação dessas informações e o papel do site Circonteúdo como mediador no processo de formação continuada do artista circense para além dos ambientes formais de ensino, apresentando-se assim como uma fonte confiável e relevante para os estudos métricos sobre a formação circense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.