Análise bibliométrica do site Circonteúdo: informação como subsídio para a formação circense

Autores

  • Susana Elisabeth Neumann Universidade de Caxias do Sul
  • Ciro Italo Tertulino

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2021v7n1ID25995

Palavras-chave:

Site Circonteúdo, Bibliometria, Formação circense, Produção científica, Fonte de informação

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm renovado os processos de intermediação da informação em diversos contextos da sociedade contemporânea, nos quais a informação é importante tanto no processo contínuo de aprendizagem quanto para a produção de análises bibliométricas. Todavia, não foram encontrados artigos científicos com análises bibliométricas como fonte de informação digital na temática do circo nas bases da ANPAD (2021), CAPES (2021) e SPELL (2021) que possam contribuir para a formação do artista circense. Dessa forma, o presente estudo objetiva analisar, em um corpus de 380 documentos, a produção científica em língua portuguesa disponibilizada no site Circonteúdo, através de uma abordagem quantitativa, baseado na teoria das leis bibliométricas de Lotka, Bradford e Zipf. Os resultados do presente estudo evidenciam o crescimento das produções em um período de 43 anos, as principais fontes de produção/divulgação dessas informações e o papel do site Circonteúdo como mediador no processo de formação continuada do artista circense para além dos ambientes formais de ensino, apresentando-se assim como uma fonte confiável e relevante para os estudos métricos sobre a formação circense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Elisabeth Neumann, Universidade de Caxias do Sul

Doutorado em Administração em andamento. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Especialista em Administração Financeira pela Universidade de Caxias do Sul. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. Bacharel em Letras Habilitação Secretário Executivo pela Universidade de Caxias do Sul. Professora do Centro de Ciências Sociais da Universidade de Caxias do Sul, desde 2001. 

Ciro Italo Tertulino

Graduado em biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul, discente do MBA em História da Arte pela Universidade Estácio de Sá, formado no curso básico e no curso técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha, RJ. 

Downloads

Publicado

27-12-2021

Como Citar

NEUMANN, S. E.; TERTULINO, C. I. Análise bibliométrica do site Circonteúdo: informação como subsídio para a formação circense. BiblioCanto, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 62–84, 2021. DOI: 10.21680/2447-7842.2021v7n1ID25995. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/25995. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos