Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina:
diálogos entre informação, identidade e memória nacional
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2022v8n1ID28118Palavras-chave:
Memória Nacional, Identidade Catarinense, Informação e mem´ória, Instituto Histórico e Geográfico de Santa CatarinaResumo
Propõe-se como objetivo desse texto analisar a função social do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina na manutenção da memória nacional e na disseminação das informações custodiadas em seu acervo documental. Como procedimento metodológico, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, que utiliza revisão bibliográfica e análise de fontes documentais para sua construção. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por realizar uma contextualização da conjuntura histórica do final do século XIX, período em que o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina foi criado. Também se analisa os impactos advindos da ausência de políticas públicas que impossibilitam o aperfeiçoamento dos serviços ofertados pela Instituição e aponta-se quais grupos sociais foram representados e esquecidos nas publicações da Instituição e como as múltiplas culturas contribuíram para formulação da identidade catarinense. Além disso, especifica-se a composição do acervo documental custodiada pela biblioteca e pelo arquivo, como também se discute como a Instituição pode contribuir com as práticas de acesso às informações para o efetivo uso dos registros documentais e para a ressignificação da memória. Como resultados, observa-se que um fator indispensável para as releituras da memória é o imperativo informacional custodiado pelas instituições de memória. Por fim, conclui-se que o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina é um considerável locus de memória nacional e produção do conhecimento identitários da sociedade catarinense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.