Análise da gestão da informação em organizações de educação profissional à luz do ambiente informacional de Thomas Davenport

Autores

  • Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra Universidade Federal do Ceará
  • Italo Teixeira Chaves Universidade Federal da Paraíba
  • Luciano Pereira dos Santos Cavalcante Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2022v8n1ID28749

Palavras-chave:

Organizações profissionalizantes, Ambiente Informacional, Ecologia da Informação, Gestão da Informação

Resumo

A gestão da informação representa uma importante estratégia para as organizações, tanto para seu desenvolvimento interno quanto para sua competitividade. Nesse sentido, o modelo ecológico de informação de Thomas Davenport se torna fundamental em um contexto permeado pela informação nas instituições, sobretudo no meio organizacional. Considerando isso, este estudo objetiva analisar a contemporaneidade do modelo de Thomas Davenport tendo como locus, as organizações de ensino técnico profissionalizante da cidade de Fortaleza-CE. Metodologicamente se configura como uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, a qual utiliza-se de entrevistas semiestruturadas com os gestores dessas organizações enquanto instrumento de coleta de dados Considera-se nesta etapa o aparato teórico envolvendo os componentes do ambiente informacional e para fins de análise, ancora-se na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a confirmação da atualidade do modelo em sua essência, porém, observou-se um desequilíbrio na aplicabilidade de alguns componentes. Em conclusão, a gestão da informação representa um desafio no ambiente informacional dessas organizações, ocasionado por uma íntima e dependente relação com uma abordagem tecnológica.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (PPGCI/UFC). Líder do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais. 

Italo Teixeira Chaves, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). 

Luciano Pereira dos Santos Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (PPGCI/UFC). 

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

GUERRA, M. A. M. A. .; CHAVES, I. T.; CAVALCANTE, L. P. dos S. Análise da gestão da informação em organizações de educação profissional à luz do ambiente informacional de Thomas Davenport. BiblioCanto, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 65 –, 2022. DOI: 10.21680/2447-7842.2022v8n1ID28749. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/28749. Acesso em: 13 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos