Análise da gestão da informação em organizações de educação profissional à luz do ambiente informacional de Thomas Davenport
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2022v8n1ID28749Palavras-chave:
Organizações profissionalizantes, Ambiente Informacional, Ecologia da Informação, Gestão da InformaçãoResumo
A gestão da informação representa uma importante estratégia para as organizações, tanto para seu desenvolvimento interno quanto para sua competitividade. Nesse sentido, o modelo ecológico de informação de Thomas Davenport se torna fundamental em um contexto permeado pela informação nas instituições, sobretudo no meio organizacional. Considerando isso, este estudo objetiva analisar a contemporaneidade do modelo de Thomas Davenport tendo como locus, as organizações de ensino técnico profissionalizante da cidade de Fortaleza-CE. Metodologicamente se configura como uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, a qual utiliza-se de entrevistas semiestruturadas com os gestores dessas organizações enquanto instrumento de coleta de dados Considera-se nesta etapa o aparato teórico envolvendo os componentes do ambiente informacional e para fins de análise, ancora-se na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a confirmação da atualidade do modelo em sua essência, porém, observou-se um desequilíbrio na aplicabilidade de alguns componentes. Em conclusão, a gestão da informação representa um desafio no ambiente informacional dessas organizações, ocasionado por uma íntima e dependente relação com uma abordagem tecnológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.