Análise da gestão da informação em organizações de educação profissional à luz do ambiente informacional de Thomas Davenport

Autores

  • Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra Universidade Federal do Ceará
  • Italo Teixeira Chaves Universidade Federal da Paraíba
  • Luciano Pereira dos Santos Cavalcante Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2022v8n1ID28749

Palavras-chave:

Organizações profissionalizantes, Ambiente Informacional, Ecologia da Informação, Gestão da Informação

Resumo

A gestão da informação representa uma importante estratégia para as organizações, tanto para seu desenvolvimento interno quanto para sua competitividade. Nesse sentido, o modelo ecológico de informação de Thomas Davenport se torna fundamental em um contexto permeado pela informação nas instituições, sobretudo no meio organizacional. Considerando isso, este estudo objetiva analisar a contemporaneidade do modelo de Thomas Davenport tendo como locus, as organizações de ensino técnico profissionalizante da cidade de Fortaleza-CE. Metodologicamente se configura como uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, a qual utiliza-se de entrevistas semiestruturadas com os gestores dessas organizações enquanto instrumento de coleta de dados Considera-se nesta etapa o aparato teórico envolvendo os componentes do ambiente informacional e para fins de análise, ancora-se na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a confirmação da atualidade do modelo em sua essência, porém, observou-se um desequilíbrio na aplicabilidade de alguns componentes. Em conclusão, a gestão da informação representa um desafio no ambiente informacional dessas organizações, ocasionado por uma íntima e dependente relação com uma abordagem tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (PPGCI/UFC). Líder do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais. 

Italo Teixeira Chaves, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). 

Luciano Pereira dos Santos Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (PPGCI/UFC). 

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

GUERRA, M. A. M. A. .; CHAVES, I. T.; CAVALCANTE, L. P. dos S. Análise da gestão da informação em organizações de educação profissional à luz do ambiente informacional de Thomas Davenport. BiblioCanto, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 65 –, 2022. DOI: 10.21680/2447-7842.2022v8n1ID28749. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/28749. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos