O comportamento informacional no desenvolvimento das competências profissionais no âmbito da biblioteconomia

estudo de caso no estágio supervisionado da Biblioteca Central Zila Mamede

Autores

  • Sara Sunaria Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luciana de Albuquerque Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n1ID30382

Palavras-chave:

Comportamento informacional, Necessidades informacionais, Competências profissionais, Estágio obrigatório, Biblioteconomia-UFRN

Resumo

O artigo trata do comportamento informacional no desenvolvimento das competências profissionais no âmbito da Biblioteconomia, utilizando-se do estudo de caso no estágio supervisionado obrigatório da Biblioteca Central Zila Mamede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo geral deste artigo é analisar a influência do Comportamento Informacional para o desenvolvimento das competências profissionais dos alunos que fazem parte do estágio supervisionado obrigatório. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica acerca das competências profissionais, comportamento informacional e do estágio supervisionado obrigatório na área de Biblioteconomia; a análise das documentações relativas aos alunos que fazem parte do estágio supervisionado no período 2019.2 e aplicação do modelo de Carol Kuhlthau (1991) para discorrer sobre o comportamento informacional dos alunos do estágio supervisionado obrigatório. Percebe-se através das análises das documentações que houve desenvolvimento não só tecnicista como também da competência profissional dos alunos que, além do desenvolvimento das técnicas inerentes à profissão, foi percebida mudanças na forma de visualizar a biblioteca, dos seus processos, de seus comportamentos diante de situações inesperadas e na articulação das atividades dentro dos mais variados contextos em que o mesmo venha a estar inserido. Conclui-se que um fator que contribuiu para os resultados alcançados foi o papel preponderante que a Biblioteca Central Zila Mamede proporcionou para ampliar o campo relativo ao suprimento do preenchimento de lacunas informacionais tão imprescindíveis nessa etapa vivenciada pelos alunos, tornando-se assim, uma ponte entre a teoria e prática profissional dos estagiários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Sunaria, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC/UFRN). Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luciana de Albuquerque Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (UP-Portugal), Mestrado e graduação em Biblioteconomia (UFPB). Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação (UFRN). Professora na graduação em Biblioteconomia e como professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC/UFRN).

Downloads

Publicado

06-07-2023

Como Citar

SUNARIA, S.; MOREIRA, L. . O comportamento informacional no desenvolvimento das competências profissionais no âmbito da biblioteconomia: estudo de caso no estágio supervisionado da Biblioteca Central Zila Mamede. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 23–42, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n1ID30382. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/30382. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos