Práticas e estratégias de alfabetização em dados nas universidades internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33623

Palavras-chave:

dados de pesquisa, alfabetização em dados, alfabetização em dados de pesquisa

Resumo

A proposta apresentada é um estudo inicial da dissertação em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), e tem por objetivo analisar as estratégias e práticas de alfabetização em dados de pesquisa promovidas pelas universidades de âmbito internacional. Para obter os resultados iniciais, utilizou-se o Webometrics.info 2022 para seleção do corpus de análise, e a pesquisa documental como método para identificar os trabalhos desenvolvidos pelas universidades selecionadas. Como resultado, observou-se que eles demonstram que as Universidades internacionais estão empenhadas em capacitar suas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Julia Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

 

Caterina Groposo Pavão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da mesma universidade. Atualmente exerce atividade docentes no Curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da mesma Universidade. 

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

LOPES, A. J.; PAVÃO, C. G. . Práticas e estratégias de alfabetização em dados nas universidades internacionais. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 171–176, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33623. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33623. Acesso em: 1 maio. 2024.