Aspectos cognitivos da Ciência da Informação no Brasil:

uma abordagem centrada na metacognição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n1ID33625

Palavras-chave:

Epistemologia da Ciência da Informação. Paradigma cognitivo da Ciência da Informação. Ciência Cognitiva. Psicologia Cognitiva. Comportamento informacional.

Resumo

Enquanto a cognição compreende os processos mentais inconscientes, a metacognição é a consciência e gestão desses processos pelo indivíduo. Sua importância para a Ciência da Informação (CI) reside no fato de que seus benefícios alcançam tanto usuários/as quanto profissionais da informação em suas atividades distintas. Apesar do cenário favorável para aplicação desse construto no âmbito dessa ciência, verificou-se que são incipientes os estudos que abordam tal relação. Com isso, surgiu o questionamento: Como a CI tem se apropriado da metacognição em seus estudos? Assim, o artigo possui o objetivo de discutir como a metacognição está presente na pesquisa em CI no Brasil a partir da incidência do tema nos periódicos científicos da área. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa básica, descritiva e qualiquantitativa. Como procedimento técnico, foi realizada uma pesquisa documental a partir da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Constituindo um corpus de apenas dez artigos, os resultados apontam que a relação entre a metacognição e a CI é delineada por contribuições cujos principais aspectos envolvem: tomada de decisão; estratégias de busca; avaliação de fontes; aprendizado e retenção da informação; e uso eficaz da informação. Conclui-se que a metacognição constitui uma abordagem essencial para entender como usuários/as e profissionais interagem com a informação e, assim, aprimorar os serviços e sistemas de informação para atender às suas necessidades de maneira mais eficaz, justificando a indispensabilidade de maiores investimentos para a sua aplicação teórica e prática no contexto dos ambientes informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

TEIXEIRA, V. H. Aspectos cognitivos da Ciência da Informação no Brasil:: uma abordagem centrada na metacognição . BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 94–113, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n1ID33625. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33625. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos