Aspectos cognitivos da Ciência da Informação no Brasil:
uma abordagem centrada na metacognição
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n1ID33625Palavras-chave:
Epistemologia da Ciência da Informação. Paradigma cognitivo da Ciência da Informação. Ciência Cognitiva. Psicologia Cognitiva. Comportamento informacional.Resumo
Enquanto a cognição compreende os processos mentais inconscientes, a metacognição é a consciência e gestão desses processos pelo indivíduo. Sua importância para a Ciência da Informação (CI) reside no fato de que seus benefícios alcançam tanto usuários/as quanto profissionais da informação em suas atividades distintas. Apesar do cenário favorável para aplicação desse construto no âmbito dessa ciência, verificou-se que são incipientes os estudos que abordam tal relação. Com isso, surgiu o questionamento: Como a CI tem se apropriado da metacognição em seus estudos? Assim, o artigo possui o objetivo de discutir como a metacognição está presente na pesquisa em CI no Brasil a partir da incidência do tema nos periódicos científicos da área. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa básica, descritiva e qualiquantitativa. Como procedimento técnico, foi realizada uma pesquisa documental a partir da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Constituindo um corpus de apenas dez artigos, os resultados apontam que a relação entre a metacognição e a CI é delineada por contribuições cujos principais aspectos envolvem: tomada de decisão; estratégias de busca; avaliação de fontes; aprendizado e retenção da informação; e uso eficaz da informação. Conclui-se que a metacognição constitui uma abordagem essencial para entender como usuários/as e profissionais interagem com a informação e, assim, aprimorar os serviços e sistemas de informação para atender às suas necessidades de maneira mais eficaz, justificando a indispensabilidade de maiores investimentos para a sua aplicação teórica e prática no contexto dos ambientes informacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.