Recursos Educacionais Abertos nos repositórios RCAAP

panorama atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33635

Palavras-chave:

recursos educacionais abertos, repositórios, educação aberta, RCAAP

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar a forma como os Recursos Educacionais Abertos são apresentados nos repositórios institucionais portugueses representados no diretório RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. A investigação seguiu uma abordagem exploratória-descritiva, com enfoque quantitativo e qualitativo de modo a retratar os cenários evidenciados pelos repositórios portugueses. Partindo dos referenciais teóricos sobre a temática, nomeadamente as recomendações da UNESCO, foi efetuada uma análise que permitiu: 1 - Identificar os repositórios com documentos classificados como “Recurso Educacional”; 2 - Percepcionar a diversidade de abordagens e de critérios relativas ao licenciamento, à organização e ao acesso aos conteúdos; 3 - Avaliar o nível de compromisso para com o cumprimento das diretrizes definidas pela UNESCO para os Recursos Educacionais Abertos.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

CARVALHO, M.; BASTOS, G. Recursos Educacionais Abertos nos repositórios RCAAP: panorama atual. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 44–51, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33635. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33635. Acesso em: 21 dez. 2024.