Integridade acadêmica no contexto da Ciência Aberta
cenário brasileiro de questões éticas e legais em pesquisas científicas
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33804Palavras-chave:
integridade acadêmica, ética na pesquisa, direitos autorais, propriedade intelectual, planos de gestão de dadosResumo
O processo de abertura do fazer científico envolve questões éticas, legais e de integridade acadêmica que devem, com base no rigor científico, ser sistematizadas por regras que amparam a produção do conhecimento visando o desenvolvimento de práticas responsáveis, fortalecendo a transparência no processo investigativo. Este estudo qualitativo analisou como os pesquisadores brasileiros informaram nos planos de gestão de dados (PGD) como planejam lidar com questões éticas e legais durante suas pesquisas. Buscou-se entender como lidam com questões de privacidade e integridade dos sujeitos partícipes considerando o destino dos dados a serem gerados/coletados. Foram analisadas as respostas sobre questões éticas, direitos autorais e propriedade intelectual provenientes dos PGD disponíveis publicamente na ferramenta DMPTool. Como resultados, foram identificadas poucas considerações sobre o processo de abertura do fazer científico visando o desenvolvimento de práticas responsáveis fortalecendo a transparência no processo investigativo. Sugere-se que as comunidades científicas devem fundamentar suas condutas considerando a integridade acadêmica não somente no escopo de comitês e conselhos de ética, mas também incluindo princípios da Ciência Aberta, em diferentes esferas do ecossistema científico, uma vez que se faz necessário informar locais de armazenamento, realizar descrições detalhadas dos dados científicos e normas de abertura, dentre outros procedimentos que devem ser difundidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.