Atuação de agências de fomento brasileiras e a percepção de pesquisadores quanto ao compartilhamento de dados de pesquisa sobre Covid-19

um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33808

Palavras-chave:

compartilhamento de dados de pesquisa, agências de fomento brasileiras, pesquisadores, Covid-19

Resumo

Este trabalho investigou a influência da pandemia da Covid-19 nos requisitos das agências de fomento estaduais brasileiras e nas percepções e práticas de pesquisadores em relação ao compartilhamento de dados de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com métodos qualitativos e quantitativos, amparada em pesquisa documental e empírica. A pesquisa documental teve uma amostra composta por 13 Fundações de Amparo à Pesquisa no Brasil, 26 editais publicados por estas Fundações e 15 documentos relacionados. Na pesquisa empírica foi aplicado questionário semiestruturado a 393 pesquisadores, contemplados pelas agências de fomento estaduais brasileiras com pesquisas sobre Covid-19. O corpus da pesquisa empírica compreendeu 11% do total de pesquisadores identificados. Verificou-se que a pandemia da Covid-19 não foi um fator determinante para modificar a atuação destas agências de fomento brasileiras em favor do compartilhamento, mas exerceu influência positiva na percepção dos pesquisadores quanto ao reconhecimento da relevância da prática para favorecer a aceleração no ritmo das pesquisas, maior transparência e possibilidade de reutilização dos dados, considerada crucial em situações de emergências em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

SOLTOSKY CUNHA, J.; VEIGA, V. . Atuação de agências de fomento brasileiras e a percepção de pesquisadores quanto ao compartilhamento de dados de pesquisa sobre Covid-19: um estudo exploratório. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 123–132, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33808. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33808. Acesso em: 21 dez. 2024.