Percepções sobre os processos decisórios nas bibliotecas universitárias a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2024v10n1ID37087Palavras-chave:
Bibliotecas Universitárias, Tomadas de decisão, Processo decisório, Gestão de bibliotecasResumo
A pesquisa buscou compreender os processos de tomada de decisão nas bibliotecas universitárias a partir dos trabalhos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A metodologia adotou a abordagem qualitativa, a partir da realização de uma pesquisa exploratória com base na revisão bibliográfica. A partir da busca e recuperação das teses e dissertações, realizou-se a análise, selecionando 21 documentos que foram categorizados a partir da análise de conteúdo. As seguintes categorias foram criadas para discussão: a) os processos de tomada de decisão no desenvolvimento de coleções/acervo; b) comportamento informacional; c) processos de gestão nas bibliotecas universitárias. De acordo com os dados coletados, observou-se que os processos de tomada de decisão têm grande impacto na gestão das bibliotecas universitárias e que com uma boa gestão é possível desenvolvê-las eficientemente, podendo as mesmas apresentar melhor qualidade no atendimento e prestação de serviços aos seus usuários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.