Percepções sobre os processos decisórios nas bibliotecas universitárias a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2024v10n1ID37087

Palavras-chave:

Bibliotecas Universitárias, Tomadas de decisão, Processo decisório, Gestão de bibliotecas

Resumo

A pesquisa buscou compreender os processos de tomada de decisão nas bibliotecas universitárias a partir dos trabalhos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A metodologia adotou a abordagem qualitativa, a partir da realização de uma pesquisa exploratória com base na revisão bibliográfica. A partir da busca e recuperação das teses e dissertações, realizou-se a análise, selecionando 21 documentos que foram categorizados a partir da análise de conteúdo. As seguintes categorias foram criadas para discussão: a) os processos de tomada de decisão no desenvolvimento de coleções/acervo; b) comportamento informacional; c) processos de gestão nas bibliotecas universitárias. De acordo com os dados coletados, observou-se que os processos de tomada de decisão têm grande impacto na gestão das bibliotecas universitárias e que com uma boa gestão é possível desenvolvê-las eficientemente, podendo as mesmas apresentar melhor qualidade no atendimento e prestação de serviços aos seus usuários.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Figueiredo da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Maria Helena Machado de Moraes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Docente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências/FURG. Mestre em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em MBA Gestão de Projetos - Anhanguera Rio Grande (2012), Bacharel em Biblioteconomia - Universidade Federal do Rio Grande (2010).

Angélica Conceição Dias Miranda, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento em 2010, mestrado em Engenharia de Produção em 2003, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Educação em Ciências: química da vida e da Saúde, pela FURG. É professora associada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, ambos na FURG.

Márcia Carvalho Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Docente da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel, 2017). Mestre em Letras e Cultura (UCS, 2007). Especialista em Gestão da Informação Estratégica (UCS, 2004). Bacharel em Biblioteconomia (FURG, 2000).

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

ROSA, I. . F. da; MORAES, M. H. M. de .; MIRANDA, A. C. D. .; RODRIGUES, M. C. . Percepções sobre os processos decisórios nas bibliotecas universitárias a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. BiblioCanto, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 148–167, 2024. DOI: 10.21680/2447-7842.2024v10n1ID37087. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/37087. Acesso em: 4 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos