Mapeamento de competências para a implantação e gestão de repositórios institucionais
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2016v2n1ID7155Palavras-chave:
Gestão por competência, Mapeamento de competências, Repositórios Institucionais, Bibliotecário.Resumo
Aborda o mapemanto de competências para a criação e manutenção de repositórios institucionais, a partir da visão do gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Apresenta um panorama sobre a criação de RIs no Brasil, e as competências gerais exigidas ao profissional bibliotecário frente a promoção de produtos e serviços de informação em plataformas digitais. Utiliza pesquisa bibliográfica. Analisa qualitativamente os dados de acordo com os pesos atribuídos às habilidades identificadas. Conclui que as competências consideradas de maior relevância se relacionam com a visão e estratégia organizacional. Esse aspecto denota que o profissional deve primeiramente conhecer a visão e missão da instituição, bem como políticas e normas internas, para implantar e desenvolver o RI local.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-12-2016
Como Citar
BARBOSA, E. R. Mapeamento de competências para a implantação e gestão de repositórios institucionais. BiblioCanto, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 21–34, 2016. DOI: 10.21680/2447-7842.2016v2n1ID7155. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/7155. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.