Avaliação por pares
A revista BiblioCanto adota o sistema de avaliação do artigo do tipo duplo-cega, sendo todo o processo realizado por meio do Open Journal Systems (OJS).
Os materiais submetidos serão analisados em primeiro momento pelo editor-chefe, auxiliado pela equipe editorial, para evitar demora no processo de pré-avaliação, observando-se a adequação aos seguintes critérios:
- Originalidade;
- Ineditismo;
- Pertinência temática;
- Vigência temática;
- Política editorial da revista BiblioCanto;
- Estrutura geral de acordo com as normas de submissão da revista BiblioCanto;
Após essa análise, se aprovado, segue o fluxo interno do sistema, contudo, se rejeitado, o autor será notificado e a submissão será arquivada, podendo o autor fazer uma nova submissão.
O processo de avaliação pressupõe o envio da submissão a três avaliadores cuja área de pesquisa e/ou de atuação tenha relação com a temática do texto submetido. Quando o trabalho é avaliado, o editor-chefe observa as recomendações e o encaminha para uma terceira avaliação (quando há empate) ou para edição de texto (ortografia e ABNT). O resultado dos pareceres é comunicado aos autores com a garantia de anonimato dos avaliadores para o e-mail via sistema.
Após a edição de texto, a submissão é enviada para o processo de edição de layout (diagramação), ficando pronto para publicação.