Acesso aberto e gestão colaborativa de repositórios institucionais: a experiência da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2017v3n2ID11943Palavras-chave:
Gestão da informação. Repositórios institucionais. Políticas de informação. Disseminação da informação.Resumo
O artigo descreve o processo colaborativo de implantação e gestão do repositório institucional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo da iniciativa foi proporcionar o agrupamento dos repositórios que já existiam na instituição, integrando-os em torno de uma política institucional única e com gestão colaborativa em rede. O projeto foi desenvolvido em diferentes etapas e abarcou o diagnóstico dos repositórios existentes, o estudo e a seleção de metadados, a adequação e a atualização tecnológica, a elaboração de políticas gerais e específicas para cada comunidade e a customização da interface comum. A implementação do repositório demandou a formação de um grupo de estudos com representantes das diferentes coleções. Observou-se, na composição da rede de parceiros, que os principais ganhos com a gestão colaborativa têm sido a identificação das demandas específicas dos usuários e autores dos documentos, a atualização técnica e tecnológica e a troca de experiências e de conhecimentos entre os profissionais que integram a experiência com ganhos de qualidade e de agilidade na disseminação da informação produzida na UFMG.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-12-2017
Como Citar
MIRANDA, I. A. de A.; MOURA, M. A. Acesso aberto e gestão colaborativa de repositórios institucionais: a experiência da UFMG. BiblioCanto, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 37–50, 2017. DOI: 10.21680/2447-7842.2017v3n2ID11943. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/11943. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.