Biblioteca Central Zila Mamede e o inventário de suas coleções especiais
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2022v8n1ID25679Palavras-chave:
gerenciamento de acervos – inventário, inventário – prática, inventário – trabalho colaborativo, biblioteca universitáriaResumo
No ano em que comemora sessenta anos de funcionamento, a Biblioteca Central Zila Mamede realiza o primeiro inventário automatizado do seu patrimônio bibliográfico. Patrimônio este constituído por diversas coleções, o que justifica o recorte feito à escrita do artigo: 9 coleções salvaguardadas no Setor de Coleções Especiais. A pesquisa é um relato de experiência, que objetiva documentar o planejamento, a metodologia utilizada e os resultados alcançados na realização do inventário das 9 coleções, objeto desse estudo, no intuito de contribuir com outras unidades informacionais na realização de seus inventários. Para tanto percorreu as etapas de convocação e capacitação da equipe; organização do acervo; realização da captura de códigos de barras dos materiais por meio do aplicativo Bib Inventário Mobile; avaliação dos dados; localização de erros; aplicação de soluções. Como resultados, o inventário apontou que 12,28% dos materiais cadastrados no sistema apresentavam algum tipo de ocorrência, sendo que a maioria delas não influenciava na busca e recuperação dos materiais. Após as devidas correções, 0,86% do total dos itens inventariados não foram localizados, resultado que, embora reduzido, a equipe espera eliminar nos próximos levantamentos. Finalmente, a atividade permitiu registrar e reparar possíveis erros, perdas e/ou danos, tanto nos materiais físicos como no sistema de gerenciamento do acervo, possibilitando à equipe envolvida um aprendizado significativo e, consequentemente, os seus resultados, servirão de base para o planejamento e tomada de decisões administrativas da biblioteca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.