Preprints na Ciência da Computação
um estudo preliminar
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33682Palavras-chave:
preprints, comunicação científica na Ciência da Computação, repositório de preprints arXivResumo
O movimento do acesso aberto, na última década, tem assistido à intensificação do processo de mudanças no cenário da comunicação científica. A esse movimento vêm se somando as iniciativas dos cientistas da computação, inclusive no Brasil, de depositarem seus manuscritos em servidores de preprints, como o arXiv. O objetivo desta pesquisa é apresentar questões que têm sido temas de discussão recorrentes na Ciência da Computação e refletidas na literatura internacional sobre o tema preprints. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica realizada no Google Acadêmico e nas bases de dados Scopus e Dimensions sobre o tema preprints na Ciência da Computação, onde foi encontrada expressiva coleção de referências, algumas delas selecionadas e analisadas no decorrer deste texto. Como conclusão, aponta para a necessidade de aprofundamento dos estudos da comunicação científica da Ciência da Computação brasileira para entender melhor o seu comportamento e o perfil da sua produção em preprints.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.