Panorama dos periódicos predatórios em acesso aberto
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33726Palavras-chave:
periódicos predatórios, revistas científicas predatórias, práticas predatórias, ciência abertaResumo
O presente estudo tem como objetivo explorar a produção científica relacionada à temática de Periódicos Predatórios em acesso aberto. A pesquisa busca contribuir para o diálogo e suscitar reflexões sobre a importância das boas práticas em publicações científicas para uma ciência efetivamente aberta, democrática e responsável. A metodologia adotada envolveu pesquisa básica, com levantamento bibliográfico e revisão da literatura. Foram selecionadas três bases de dados: BRAPCI, EBSCO-LISTA e SciELO, onde foi realizada uma busca com variação de termos relacionados ao tema. Os dados e informações para análise deram-se a partir dessa esquematização, juntamente com a revisão da literatura especializada. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de compreender e discutir a temática das publicações predatórias, tendo em vista seu impacto negativo no avanço da ciência. Destacamos a importância de promover práticas éticas e responsáveis no âmbito acadêmico, além de questionar a lógica imediatista que impulsiona tais práticas predatórias. Com base na revisão da literatura, foi possível elaborar um quadro com 16 ações e estratégias para identificação de publicações predatórias, que pode ser utilizado como ferramenta de apoio para pesquisadores e acadêmicos na tomada de decisões éticas e responsáveis quanto à escolha de periódicos para publicação de seus trabalhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.