Matrizes indígenas e ensino de Teatro

uma experiência no Estágio II

Autores

  • Ádila Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Brunno Vini Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nathália Seabra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Raphaelly Souza Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura
  • Thianna Câmara Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Zé Lucas Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Educação, Matrizes Indígenas, Ensino Remoto, Teatro, Estágio Supervisionado

Resumo

Devido a situação de Pandemia atual, o que nos impossibilita ter aulas presenciais, e dada a realidade da maioria das escolas públicas do Estado, este é um relato de caso acerca da Disciplina de Estágio Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN, ofertado remotamente no semestre 2020.2, onde os encontros foram realizados virtualmente, incluindo as reuniões entre bolsistas e professores supervisores. O presente trabalho trata da temática indígena e ensino de teatro, abordando aspectos, tais como; desmistificação dos estereótipos atribuidos pela sociedado aos povos indígenas; compreenção do conceito de identidade; identificação da relevância da participação dos povos indígenas na construção da sociedade brasileira; reconhecimento da diversidade cultural e do processo evolutivo dentro das comunidades indígenas. O trabalho foi desenvolvido no âmbito virtual e explana sobre duas experiências teórico-práticas: Construção de uma plano de aula e uma conversa com uma Indía Mendonça Potiguara sobre Educação Indígena. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ádila Santos , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atriz, diretora de artes, produtora audiovisual na Nobir Produtora (Assumindo diversas funções deste segmento), maquiadora e graduanda do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Amante das artes no geral, tem apreço por muitas áreas de atuação. 

 

Brunno Vini, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atriz, cantora, performer e graduanda do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Nathália Seabra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atriz, encenadora, modelo e graduanda do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, participou do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid) e atualmente é monitora e codiretora do grupo livre de teatro musical da UFRN.

Raphaelly Souza, Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura

Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGArC/UFRN), licenciada em Educação Artística/Artes Cênicas (UFRN), professora de Arte nas Redes Municipal e Estadual de Ensino de Natal. Atualmente é Professora Supervisora do PIBID Dança da UFRN e Diretora Geral dos Grupos de Danças Populares Vidart’s e Corpus Dançantes.

Thianna Câmara , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atriz, bailarina e encenadora. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Potiguar e graduanda do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Iniciação Científica Narrativas Poéticas e Reflexivas no Processo de Criação e Formação de Professores-artistas e fundadora da empresa de enventos artísticos Fábrica das Maravilhas.

Zé Lucas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Integrante do Coletivo Artístico Eskambau, fotográfo, encenador, dramaturgo, poeta e graduando do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (Pibid) e atualmente compoem a grade de bolsistas do programa Residência Pedagógica

Downloads

Publicado

17-09-2021

Como Citar

DE MEDEIROS, Ádila dos S.; CABRAL, B. V. A.; DOS SANTOS, N. M. S. .; BEZERRA , R. S.; DE LIMA CÂMARA , T. V. .; DOS SANTOS DANTAS, J. L. Matrizes indígenas e ensino de Teatro: uma experiência no Estágio II. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 46–52, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/25715. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência