Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia

Autores

  • Edna Maria dos Santos da Silva Universidade Federal do Pará
  • Nádia da Silva Dória Universidade Federal do Pará
  • Valéria Risuenho Marques Universidade Federal do Pará

Resumo

Este artigo discute aspectos da vivência no tema Estágio de Docência II, ocorrido de forma online devido à pandemia da Covid-19. Sabe-se que a realização do estágio é um momento que possibilita a reflexão das práticas docentes e a constituição de novas ações pedagógicas. Enfatizamos neste texto, os desafios encontrados e o modo de superação desses desafios. O desafio faz referência a não possibilidade de interação com o professor regente da Educação Básica. A superação concretizou-se na elaboração de materiais didáticos, organizados em sequência de atividades para turmas de 5? ano do Ensino Fundamental. Concluímos nesse processo que alguns professores da Educação Básica, seja no ensino presencial, seja no ensino remoto, ainda têm resistência em abrir as portas de suas salas de aula para o aprendizado de professores em formação inicial. Ademais, notamos que as ferramentas digitais potencializam a elaboração de materiais didáticos dinâmicos para o processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

DOS SANTOS DA SILVA, E. M.; DA SILVA DÓRIA, N.; RISUENHO MARQUES, V. Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 4, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/26830. Acesso em: 25 abr. 2024.