A escrita online dos relatos de estágio em gestão
experiências na licenciatura em pedagogia EaD
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40790Resumen
Este artigo analisa a produção escrita online dos relatórios de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) em Gestão Educacional, no âmbito de um curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade EaD, ofertado por uma universidade pública em Pernambuco. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a análise documental de dez relatórios elaborados por estudantes do polo de uma cidade do Agreste Pernambucano, tratados por meio da Análise Hermenêutica-Dialética (AHD). Os resultados revelam convergências, como a escrita enquanto instrumento de reflexão crítica e formativa; o apoio institucional como mediador do processo de escrita; e a percepção da escrita como síntese das aprendizagens teórico-práticas. Divergências também foram identificadas, como os diferentes graus de dificuldade enfrentados na escrita e a profundidade reflexiva dos textos produzidos. Conclui-se que o processo de escrita online contribui para o desenvolvimento da identidade docente e gestora dos licenciandos, embora enfrente desafios relacionados à criticidade e ao domínio do letramento acadêmico.
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