O ensino da Herpetofauna da Caatinga por meio de um webcurso on-line

Autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo William Sales Duarte, Universidade Estadual do Ceará

Eu sou William Sales, atualmente graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, no campus Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI. Sou um curioso nato, por isso a minha proximidade com as Ciências Biológicas. Possuo estudos relacionados a área da Zoologia, em específico a Herpetologia, com destaque para a pesquisa relacionada a fauna da Caatinga e a contextualização do senso comum com o científico. Possuo experiência completa nos programas PIBID, com o ensino de Biologia por meio de filmes, e no Residência Pedagógica, com o ensino de Ciências, por meio das sequências didáticas e o ensino por investigação. Além dessas, possuo familiaridade com a área da Botânica e em destaque as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC's)

Larissa de Sousa Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Eu sou Larissa Araújo, atualmente graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, no campus Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI. Sou uma apaixonada por animais, logo, minha aréa favorita das Ciências Biológicas é a Zoologia, em específico a Herpetologia, com destaque para a pesquisa relacionada a fauna da Caatinga. Possuo experiência completa no programa PIBID, com o ensino de Biologia por meio de filmes, e vivência inicial no programa Residência Pedagógica, com o ensino de Ciências, por meio das sequências didáticas e o ensino por investigação. Além dessas, possuo colaboração em projetos do campus, como o Facivest, projeto de extensão que possui como objetvo o ensino acerca dos vestibulares universitários.

Déborah Praciano de Castro, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Ciências Biológicas (2009) pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre (2012) e Doutora (2016) em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará. Professora substituta do curso de Ciências Biológicas da UECE/ FACEDI e pesquisadora colaboradora do Núcleo Regional de Ofiologia da UFC (NUROF- UFC). As principais atividades de pesquisa que realiza estão incluídas nas áreas de Ecologia e herpetologia, com ênfase em ecologia de comunidades e biogeografia de anuros da Caatinga e Brejos de Altitude Nordestinos. Paralelamente à estes estudos, desenvolve atividades de pesquisa em educação, com ênfase em formação de professores.

Isabel Cristina Higino Santana, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com enfase na Educação Ambiental. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). Mestre em Ciências Marinhas Tropicais (2005). Bacharel (1996) e Licenciada (2000) - UFC. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Experiência na área de Ensino e Pesquisa com enfase nas temáticas Formação de professores, Estratégias e metodologias para o ensino de ciências. Ensino e pesquisa na formação docente. Narrativas na formação docente. Coordena o Grupo de estudo Docência e Ensino em Ciências da FACEDI/UECE ? GEDEC. Membro pesquisador do grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação - ESCRE(VI)VER/UFBA. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Membro da Rede de Pesquisa de Educação em Ciências da UECE (REPENCI). Líder do grupo Ensino de Ciências e Formação Docente - ENCEFORD ( FACEDI/UECE).

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

SALES DUARTE, P. W.; DE SOUSA ARAÚJO, L.; PRACIANO DE CASTRO, D.; HIGINO SANTANA, I. C. O ensino da Herpetofauna da Caatinga por meio de um webcurso on-line. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 4, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/28042. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência