A Concepção de Professores dos Anos Iniciais sobre o Trabalho Pedagógico com a Escrita

Autores

  • Fabio Colins Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Escrita, Atividades Remotas, Linguagem e Interação.

Resumo

O ensino de língua portuguesa perpassou por três perspectivas teóricas e metodológicas: a linguagem como expressão do pensamento, a linguagem como instrumento de comunicação e a linguagem como forma de interação. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar as concepções de professores que ensinam Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o trabalho didático-pedagógico com a escrita. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa, no contexto do Estágio de Docência, de natureza qualitativa do tipo interpretativa a partir da análise crítica dos cadernos de atividades remotas elaborados por professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de São Francisco do Pará. Os docentes, durante o segundo semestre de 2021, elaboraram um total de doze cadernos. As atividades de produção de texto possibilitaram observar que muitas atividades se reduzem ao estudo da palavra solta e da frase descontextualizada.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

COLINS, F. A Concepção de Professores dos Anos Iniciais sobre o Trabalho Pedagógico com a Escrita. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34044. Acesso em: 5 nov. 2024.