A Concepção de Professores dos Anos Iniciais sobre o Trabalho Pedagógico com a Escrita
Mots-clés :
Língua Portuguesa, Escrita, Atividades Remotas, Linguagem e Interação.Résumé
O ensino de língua portuguesa perpassou por três perspectivas teóricas e metodológicas: a linguagem como expressão do pensamento, a linguagem como instrumento de comunicação e a linguagem como forma de interação. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar as concepções de professores que ensinam Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o trabalho didático-pedagógico com a escrita. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa, no contexto do Estágio de Docência, de natureza qualitativa do tipo interpretativa a partir da análise crítica dos cadernos de atividades remotas elaborados por professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de São Francisco do Pará. Os docentes, durante o segundo semestre de 2021, elaboraram um total de doze cadernos. As atividades de produção de texto possibilitaram observar que muitas atividades se reduzem ao estudo da palavra solta e da frase descontextualizada.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Estágio 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.