Intervenção de ensino com o Role Playing Game (RPG)

mudanças climáticas em foco no Parque do Museu Câmara Cascudo

Autores

  • Clara Dantas Navarro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Emanoel de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jedson Fernandes de Amorim Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Lucas Rodrigues da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Laíssa Oliveira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34998

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Mudanças Climáticas, RPG Educacional

Resumo

O presente trabalho trata de um relato de experiência de intervenção de ensino realizada no âmbito do componente curricular de Estágio Supervisionado de Formação de Professores II que aconteceu no Parque do Museu Câmara Cascudo. A intervenção foi uma das primeiras atividades do Clube de Ciências do Parque do Museu, e consistiu em um Role-Playing Game (RPG) com o objetivo de encontrar um novo planeta para habitar, após o iminente colapso do planeta em que os jogadores se encontravam. Buscamos debater as mudanças climáticas e suas consequências através do RPG, no qual os estudantes puderam aprender e refletir acerca de assuntos como efeito estufa e aquecimento global, ao passo que faziam proveito de seus conhecimentos prévios e de suas habilidades de resolução de problemas em grupo. A intervenção de ensino foi realizada com alunos do 3° ano de uma escola técnica de nível médio da rede estadual de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

DANTAS NAVARRO, C.; DE SOUZA, F. E.; FERNANDES DE AMORIM , J. .; RODRIGUES DA ROCHA , J. L. .; OLIVEIRA DOS SANTOS , L. . Intervenção de ensino com o Role Playing Game (RPG): mudanças climáticas em foco no Parque do Museu Câmara Cascudo. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34998. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34998. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência