O lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40782Palavras-chave:
lúdico;, educação infantil, estágio supervisionadoResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa participante realizada durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFRN. Tem como objetivo explorar as vivências durante o estágio supervisionado na educação infantil, com foco na utilização do lúdico como ferramenta de aprendizagem. A fundamentação teórica apoia-se em autores renomados na área, como: Pimenta (2004), Aguiar (2021), Vygotsky (2008), Almeida (2015), Luckesi (2000), Ferreira (2018), Kishimoto (2010), Souza (2019), entre outros. A problematização da vivência e delimitação da temática abordada, oportunizaram estreitar a relação teoria e prática, contribuindo para a formação acadêmica e construção da identidade profissional. Os resultados apontam que a interação com crianças e a professora supervisora revelaram a importância da afetividade, flexibilidade e ludicidade no processo educativo. Conclui-se que o lúdico, além de tornar o aprendizado prazeroso, promove o desenvolvimento integral da criança, tornando-se um recurso pedagógico indispensável.
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